23 de set de 2013

Blog de Matemática do Professor Vergniaud

Blog do professor Vergniaud com conteúdos de Matemática do ensino fundamental maior. Os conteúdos postados são aqueles trabalhado por professores de Matemática em sala de aula, contendo exercícios respondidos passo a passo. Além de dicas interessantes. Os alunos do Dom Pedro II tem uma área restrita para conferir o rendimento escolar.

Aproveite o blog, ele é de vocês. Deixem seus comentários e sugestões. O aluno pode deixar suas sugestões nos comentários das postagens ou enviar via email através do próprio blog.  




A matemática na vida das pessoas
Em seu "Blogger interagindo com a matemática", as estudantes de matemática; Aline Fernandes; Kelen Pereira mostram a importância da matemática em nossas vidas, de maneira simples procurando mostrar o porquê a matemática é importante e esta presente na vida das pessoas. As mesmas organizou em seis sub-temas, vejamos cada um desse temas:
Sem matemática … ninguém anda
"Os meios de transportes estão, a cada dia, mais presente em nossas vidas". Neste primeiro tema elas mostram-nos o grão é importante a matemática no desenvolvimento de um povo. Primeiro vem à construção de meios de locomoção utilizados pelo homem, depois organizar esses meios de transporte, sem os conhecimentos matemáticos isso fica quase impossível acontecer.
Sem matemática … ficamos no escuro
"Em casa, nas escolas, no trabalho, todos precisamos de energia elétrica". Mais uma vez a matemática tem o seu papel importante na organização e distribuição da energia elétrica, custo benefício, sem o uso da eletricidade hoje é impossível para o crescimento e desenvolvimento de uma nação.
Sem matemática … ninguém vive
"O estudo do comportamento das endemias e da evolução de inúmeras doenças, como degenerativas, é dependente da matemática". A importância da matemática no auxilio de outras ciências como a medicina, a genética, a biologia, a farmacologia entre outras, através do uso da estática um dos ramos da matemática.
Sem matemática … não saímos do lugar
"O homem teve de levar os seus olhos até as profundezas do espaço para obter estas imagens. Não teria como fazê-lo sem a matemática." Em um primeiro momento, parece que o autor volta a escrever sobre o mesmo tema já citado anteriormente, como o título de que "sem matemática ninguém anda." Porém, esta relacionada com os grandes avanços dessa ciência como a conquista do homem ao espaço e o desenvolvimento das novas tecnologias, como os grandes satélites que revolucionou a comunicação e o uso da imagem.
Sem matemática … ninguém come
"Pode parecer estranho temperar comida com números mas, ao contrário do que se possa pensar, a matemática está presente no dia-a-dia do campo." A utilização da matemática na produção de alimentos e aprimoramento de novas tecnologias, como instrumentos usados no campo, o uso da irrigação, melhoramento de sementes, entre outros, como custo benefício,
de determinadas técnicas usada para aumentar a produção no campo. Tudo isso tem haver com os conhecimentos matemáticos. São estudos desse tipo que leva ao governo a tomar novas medidas no campo, através do Ministério da Agricultura, onde investir mais, e melhor usando o conhecimento de novas tecnologias usadas.
Sem matemática … ninguém fala
O último tópico ele faz referência as grandes descobertas que revolucionou todo o mundo, que são os meios de comunicação em massa, como o telefone, a internet. Vejamos o que dizem as estudantes de matemática Fernandes e Kelven:

O surgimento da internet e dos novos meios de telecomunicações constitui, sem dúvida, a grande revolução tecnológica da virada do milênio e vai mudar a vida de todos nós. Através dos computadores, todo planeta até agora permanentemente ligado e tocando informações. Por trás dessa revolução, a Matemática teve, e continua tendo, um papel crucial.
Matemáticos foram fundamentais para a invenção e para o desenvolvimento do computador e do telefone celular. A instalação das redes de comunicação e a administração do enorme fluxo de informações que elas transportam evolvem problemas matemáticas da maior relevância. Por isso, matemáticos estão ajudando a desenvolver o software que faz a internet e a telefonia celular funcionaram. (Este texto é parte de um trabalho de conclusão de curso).  (HTTP://interagindocomamatematica.blogspot.co/2009/04/piadas-da-matematica.html.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário