23 de nov. de 2014

EXERCÍCIOS- RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

1) Determine as medidas m e n indicadas nesse triângulo retângulo:


2)Determine as medidas b e h indicadas no seguinte triângulo retângulo:


3) Determine as medidas a e n indicadas no triângulo retângulo abaixo:


4) As medidas indicadas no triângulo retângulo ABC da figura são tomadas em milímetros. Determine as medidas a, b, h e c nele indicadas:


5) Em um triângulo retângulo os catetos medem 7 cm e 24 cm. Determine a medida da:
a) hipotenusa:
b) altura relativa à hipotenusa.

SOLUÇÃO:
Observação: Qualquer dúvida clik no link:RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO lá tem um resumo do assunto.

1)
82 = 16.m

64 = 16m
   





a=m+n

16=4+n

n=16-4

n=12


2)
a=n+m

54=48+m

m=54-48

m=6

b2 = a.m

b2 = 54.6

b2 = 324





b2 = h2 +c2             ( aplicando o teorema de Pitágoras no triângulo menor, para encontrar a altura)

182 = h2 +62           (18 foi o valor encontrado para b e 6 foi o valor encontrado de m)

324=h2 + 36

h2 = 324 – 36

h2 = 288








3)
 h2 =m.n

152 = 9n

225=9m








a= m+n

a= 9 + 25

a= 34


4)
a= m+ n

a= 64 + 36

a= 100 mm


b2 =64.100

b2 = 6400





c2 =36.100

c2 = 3600





h2 =m.n

h2 = 36 . 64

h2 =2304







5)
O aluno pode fazer o desenho para melhor visualizar
Dados:
Medida dos catetos;
7 cm e 24 cm.

a2 =b2 + c2

a2 =72 + 242

a2 =49 + 576

a2=625





hipotenusa mede 25 cm.

Posso calcular a altura usando a fórmula:  h2 =m.n. Para isso preciso saber quais os valores de m e n.
Sabendo o valor de m ou n posso ainda usar a formula: a2 =b2 + c2.

Calculando m.

 b2 =a.m

242 =25.m

576 = 25m

25m =576






Usando a segunda fórmula: c2 =b2 + h2

242 =(23,04)2 + h2

576 = 530,84 + h2

h2 = 576 – 530,84

h2 = 45,16






A altura é igual a h=6,72 cm


( exercícios do livro Conquista da Matemática - 9º ano, pág. 262).

Bons estudos!




124 comentários:

  1. Respostas
    1. de nada gata

      Excluir
    2. Professor, na 1 questão o cálculo de *n* poderia ser "6" sabia?
      Meu professor de matemática me ensinou um método que quando descobrir o valor de *M* vc pode fazer esse seguinte cálculo para descobrir o de *N*
      Observe:
      N=valor de M - valor da
      N=M-H
      acontece que a minha resposta que no caso deu "6" N=6 não bateu com a sua que no caso deu "12"
      Me explique pfv
      Não sei em quem acreditar ��

      Excluir
    3. Eu não entendi a formula usada por você. Antes de resolver um problema desse tipo você deve analisar o desenho dado pelo professor e o que ele esta pedindo.
      Existe vários tipos de triângulos, o do exercícios tratar-se apenas de triângulos retângulo, isto é, é um triângulo em que um de seus ângulos mede 90°, ou seja um ângulo reto.
      Na questão
      c=8 ( elevado ao quadrado)
      a=16

      C^2 = a.m
      8^2 = 16.m
      64 = 16m
      16m= 64
      m=64/16
      m= 4

      A questão pede para encontra m e n
      como m já foi encontrado é só subtrair o resultado de m por a para encontrar n
      16 - 4 = 12
      n=12

      Se a dúvida continuar. Procure um bom livro para tirar a dúvida ou alguém. No blog tem um pequeno resumo com as fórmulas. As letras dos lados do triângulo podem ser diferentes.

      Excluir
    4. Das Nitch

      Excluir
  2. Respostas
    1. Não há de que. Qualquer coisa se eu puder ajudar é só falar. Aceito também sugestões de conteúdos para o blog. Um abraço do prof. Vergniaud.

      Excluir
    2. para descobrir a altura do triângulo do exercício 5 pode-se usar também a seguinte fórmula, a.h=b.c . Esta é mais fácil. poisna precisa descobrir as medidas m e n

      Excluir
    3. Muito boa a sua observação. Mas na questão o aluno ele tinha que ter um dos valores ou da altura (h) ou da hipotenusa (a) para efetua esse calculo.

      Excluir
    4. Só basta achar hipotenusa primeiro e depois usar a fórmula a.b=b.c

      Excluir
    5. Com a fórmula a.b=b.c é realmente bem mais fácil, pois não precisa esquentar a cabeça procurando m e n. Gostei muito dos exercícios 👏👏

      Excluir
    6. Quanto que da o outro cateto na questao 1?

      Excluir
    7. É só aplicar o teorema de Pitágoras.
      Respostas:
      8(raiz quadrada de 3) ou valor aproximado
      13,856...

      Excluir
    8. obrigaso dinadie

      Excluir
  3. Só não conseguir entender à letra (B) do quinto quesito, mas o resto eu conseguir desenvolver.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angelo Lima, boa tarde!
      5 b) pede a altura relativa à hipotenusa.
      no desenho a altura esta representado pela letra h.
      você poderia usar essa fórmula a.h = b.c
      mas, esta faltando o valor de A que é a hipotenusa. Mas como a hipotenusa já foi calculada ai sim, você pode.
      Significado das letras
      a= hipotenusa
      b= 7cm
      c= 24 cm
      h= altura.

      Excluir
    2. a hipotenusa e a soma de M.N que dá 100

      Excluir
    3. 4) Questão
      a= m+ n
      a= 64 + 36
      a= 100 mm

      Nesse caso, se você tive elevando em consideração o triângulo maior sim, o "a" representa a hipotenusa.
      Mas a questão pede para calcular os valores de a, b, c e h.
      Para isso analisamos o triângulo por parte. Para encontrar cada uma das respostas.

      Bom estudo, e um abraço.

      Excluir
    4. Vergniaud S, o triângulo da primeira questão está errado já que 8+8 não é > 16

      Excluir
    5. Não entendi sua dúvida.
      Observe na questão que temos um triângulo retângulo grande, dividido em dois triângulos retângulos menores.

      Em todos ele só temos os valores depois do cálculo, de dois lados. Portanto, não dar para verificar nesse caso a condição de existência. Mas, de posse dos dados que já tem, você pode descobrir o valor dos outros lados e depois fazer a verificação.

      Excluir
  4. Mto Bom!!! Me ajudou mto! obg!
    -Daniela

    ResponderExcluir
  5. Professor, a resolução da questão 2 não está errada? Porque o senhor colocou m=48, sendo que o n é que vale 48. Se eu tiver errada, por favor me corrija, porque agora eu fiquei confusa. Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Lilian! Para que não haja mais dúvida, eu fiz a mudança.
      Lilian, as letras podem ser qualquer uma. Nesse caso coloquei m e n . O importante é o aluno intende como se dar essa relação.

      a= m + n
      No blog tem um resumo em outra postagem desse mesmo assunto: Relações métricas no triângulo.
      Qualquer dúvida, se eu pude ajudar é só perguntar.
      Bons estudos.

      Excluir
    2. Entendi, professor. Muito obrigada!

      Excluir
  6. Olá Professor, as formulas que eu tenho em meu caderno passadas pelo meu professor de matemática não sao as mesmas usadas nos exercicios :/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! O assunto aqui postado é apenas um pequeno exercício, mas em uma outra postagem eu coloquei um resumo desse assunto. Lembre que estamos lidando com triângulos retângulos, isto é, em que um dos ângulos mede 90º graus. Para os demais triângulos existe outras maneiras de fazer o cálculo, com o uso d cosseno e seno.

      Excluir
  7. Olá professor, eu gostaria de saber pq na 2 questão o b ao quadrado foi substituído pelo 6 ao quadrado sendo que o 6 representa o m.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Murilo! A questão 2, eu tenho valores de a=54 e n=48. Após feitos cálculos encontrei o valor para m=6.

      No segundo momento eu devo achar o valor de b.
      Usando uma das propriedades da relação métrica dos triângulos retângulo.

      b^2 = a . m
      multipliquei 54 por 6 e depois extrai a raiz quadrada de 324 e ai encontrei o valor de b que é 18.

      Espero ter tirado sua dúvida.

      Excluir
  8. Olá, no começo do exército 5 está escrito que c=7 e b= 24. Mas, no decorrer do exercício, essa ordem muda. Por isso não consegui fazer o (5b). Pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Você podia usar o formulário de contato e enviar por email a questão 5b. No meu livro eu não tenho esta questão.

      Na questão 5. Devemos encontrar primeiro o valor da hipotenusa que nesse caso é o valor de a.
      Depois usando outra fórmula para achar o valor da altura representado por h.

      Esse tipo de exercício só aplicar as fórmulas usadas na relação métricas do triângulo retângulo. Não há erro.

      Excluir
    2. Horrivel essa questão 5 sua. Voce misturou todos os dados. Mais atenção. Tambem n consegui rsolver por causa disso!!!!!!!

      Excluir
  9. professor b2 = m.n. Nao b2= a.m

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O triângulo retângulo maior foi dividido em dois triângulos retângulo menores. Para encontrar a resposta pedida pelo autor foi necessário fazer antes vários outros cálculos.

      Dê uma olhadinha na página que contém um pequeno resumo desse assunto: http://matematicaseriada.blogspot.com.br/2014/11/relacoes-metricas-no-triangulo-retangulo.html

      titulo: RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO

      Excluir
  10. Olá professor adorei o exercício.
    ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  11. Olá professor adorei o exercício.
    ♡♡♡♡

    ResponderExcluir
  12. Professor , por que o h do exercício 2 ficou 12 raiz de dois ? Eu acho que fiz algo errado pois minha decomposição de 288 deu um número diferente ! me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Questão 2
      288:2
      144:2
      72:2
      36:2
      18:2
      9:3
      9:3
      1

      2^2 (2 elevado ao quadrado ^ simbolo para indicar um número elevado a outro.)
      organizando os números depois de fatorados
      2^2 . 2^2 . 2 . 3^2

      sai do radical
      2 . 2 . 3 = 12
      12 sai do radical ficando 2 dentro
      vergniaud

      Excluir
  13. Muito obrigado msm ! ajudou muito :)

    ResponderExcluir
  14. Não entendi a segunda questão, terceira fórmula.
    Poderia ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para encontra o valor de h que é a altura e b que é um dos lados do triângulo, eu preciso encontrar antes outros

      primeiro valor encontrado foi de m=6

      Já tenho dois valores que são de a=54 e de m=6
      Agora posso encontrar o valor de b=18
      Agora é só aplicar o teorema de Pitágoras para encontrar a altura.



      Excluir
  15. meu professor mudou os numeros na 1 ele trocou M por 2 e N por 6 e 8 por x e tirou o 16 me ajuda aew

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para elevar um número ao quadrado usamos esse sinal ^
      x^2 = a . m
      x^2 = 8 . 2 ( 8 é a soma de 2 + 6)
      x^2 = 16 a raiz quadrada de 16 é 4, logo o valor de x é 4
      x = 4
      Ai esta a resposta

      Excluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Dante Hunter, não entendi sua dúvida. Veja no blog o resumo desse assunto. copie e cole para acessar o link:

      http://matematicaseriada.blogspot.com.br/2014/11/relacoes-metricas-no-triangulo-retangulo.html

      Excluir
  17. Ah! Não entendi nada. O senhor mudou todas as fórmulas! Não há nenhuma que diga C^2= a.m. Eu tenho medo de fazer isto na prova e acabar se embaralhando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Observe que o triângulo grande é dividido em dois triângulo retângulos menor. O C^2 é o lado do triângulo menor que representa a hipotenusa.
      "a" é a hipotenusa do triângulo maior.
      o "n" é um dos lados (catetos) do triângulo menor.

      Excluir
    2. Os catetos "m" ou "n" vai depende de qual o triângulo você esta trabalhando.
      A mesma coisa acontece com os catetos "b" ou "c".

      O cateto "a" vai sempre o cateto do triângulo maior, observe que ele é o lado maior, portanto, é chamado de hipotenusa.

      Excluir
    3. A hipotenusa é fácil de localizar no triângulo retângulo, ela é aquela que esta ao lado oposto ao ângulo retângulo. Os outros lados são chamados de catetos, são os lados menor que a hipotenusa.

      Dante Hunter, espero ter ajudado.

      Excluir
    4. Sim, mas eu só não entendi as fórmulas que o senhor "inventou", como na primeira :

      8^2 = 16.m

      Eu não poderia usar

      b^= a.m que é a fórmula normal ?

      Excluir
    5. No youtube existem vários vídeos de relações métricas no triângulo retângulo. Lá talvez você consiga tira suas dúvidas.

      Excluir
  18. nss hj eu fiz um exame estudo no 1 ano do ensino medio fui com zero na prova final ganhei uma nova chance nela caiu equacoes logaritimicas e trigonometria.To quase pirando!Descupem os erros de ortografia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não pire não. Eu sempre oriento aqueles alunos que tem muita dificuldade em Matemática ir no YOUTUBE, lá tem vários vídeos que podem ajudar a tirar dúvidas. O aluno pode ver esses vídeos até pelo celular. Bom estudo.

      Excluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. estou tendo dificuldade para resolver esses exercícios:
    em um triangulo retângulo,um cateto mede 10 cm e sua projeção sobre a hipotenusa mede 5 cm. nessas condições, determine:
    a medida da hipotenusa.
    a medida do outro cateto.
    a medida da altura relativa a hipotenusa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como base, você deve usar a fórmula c^2=a.n! Substitua as letras pelos números que você já tem e você achará o valor do "a"(hipotenusa), que é 20, no caso. Desse jeito você pode achar o valor de "m" e, depois, achar o "h"(altura) e o "b"(outro cateto)

      Excluir
  21. estou tendo dificuldade para resolver esses exercícios:
    em um triangulo retângulo,um cateto mede 10 cm e sua projeção sobre a hipotenusa mede 5 cm. nessas condições, determine:
    a medida da hipotenusa.
    a medida do outro cateto.
    a medida da altura relativa a hipotenusa.

    ResponderExcluir
  22. Sou muito ruim em matemática, não entendendo simplesmente nada..
    isso não está simplesmente entrando na minha cabeça.
    Já assisti vídeo aulas mas não tá encaixando.
    Você poderia me ajudar melhor?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia! Você disse que tem muitas dificuldades em matemática, o que posso fazer é orientar a você rever alguns assuntos vistos anteriormente que esta relacionados ao assunto; como potência, radiciação e outros.

      Você ainda pode ir no you tube e digitar o nome do assunto para assistir as aulas relacionadas ao assunto, ou se mesmo assim persistir a dúvida, aconselho procurar um professor particular de matemática.

      Muitas vezes o problema não esta no fato de que o aluno não entende nada de matemática mas, as vezes esta na metodologia usada pelo professor, faz com que o aluno ache que não sabe nada.
      Aconselho a você a não desistir de seus estudos, e procurar estudar mais. Uma boa é estudar em grupo, com os colegas.

      Desejo a você boa sorte.

      Excluir
  23. tenho uma prova na escola que só fala sobre esse assunto queria saber tudo sobre esse assunto des do principio se o senhor poder me ensinar eu agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite! No final desse exercício tem um link do mesmo blog que contei um resumo deste mesmo assunto.

      Você pode estudar pela internet usando o youtube, é só você digitar o nome do assunto, lá você vai encontrar vários vídeos com o assunto.

      Boa sorte e boa prova.

      Excluir
  24. como posso resolver a questão 1 , se eu trocar o N e o M de lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Tarde! Os passos para encontrar a resposta da questão é o mesmo.

      No blog eu postei um resumo em outra página com esse mesmo assunto.

      Fórmula dessa questão. (usar ^ para indicar uma potencia).
      b^2 = a . m
      c^2 = a . n

      Nesse caso usei b^2 = a . m
      Eu tinha o valor de b=8 e tinha o valor de a = 16, faltava calcular m.

      Não usei c^2 = a . n
      Porque estava faltando o valor de c. Se eu tivesse o valor de c. podia usar essa fórmula para encontra o valor de n.

      Boa sorte e bom estudo.

      Excluir
  25. Muito obrigado pela ajuda, me auxiliou bastante em minhas dúvidas.

    ResponderExcluir
  26. Não seria mais fácil utilizar a fórmula b.c=a.h, para achar a altura relativa à hipotenusa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aluno pode usar essa fórmula não há problema algum. Ele só precisa verificar se no problema ele tem os dados necessários para usar.

      Veja que na questão 4 eu poderia ter usado essa fórmula, porque antes eu já havia encontrado os valores de a, b e c.

      Excluir
  27. No triângulo retângulo,as medidas indicadas estao em centimetros.Determine as medidas de C,H,M e N?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não pode calcular essas medidas, pois falta dados necessários, mesmo sendo um triângulo retângulo.

      Você deve observa o desenho se tive.

      No blog tem outra postagem de relações métrica no triângulo retângulo. Dê uma olhada lá.

      Excluir
  28. no final do exercício 2, por que "C" aparece como 6?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi sua dúvida.

      A questão 2 manda calcular o valor de b e h

      Para isso tive que fazer alguns cálculos antes chegar ao resultado pedido na questão.
      Encontrei o valor de m= 6
      Depois b = 18 e h 12 raiz quadrada de 2.

      Excluir
  29. não consegui entender a 2,pq é a=n+m ?? como assim eu achei o valor de m se la nem tinha m ? buguie .. me explique

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. a = m + n
      O valor de "a" foi dado no triângulo que é 54. Um dos lados é o valor de "m" e o outro é o de "n"
      Substituindo os valores que já tem para encontrar o valor de "m"
      54 = m + 48
      m = 54 - 48
      m= 6

      Excluir
    2. como chego a este valor?eu nao entendi???

      Excluir
    3. como chego a este valor?eu nao entendi???

      Excluir
    4. como chego a este valor?eu nao entendi???

      Excluir
  30. eu nao to entendendo nada sao tantas formulas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é fácil para cada letra ou número compôs uma fórmula a questão é vc tem que saber as fórmulas de cor e as letras para não se confundir ok!

      Excluir
  31. só eu que não intendi nada ;-;.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o que vc não entendeu as fórmulas ou o jeito de resolver???

      Excluir
  32. só eu que não intendi nada ;-;.

    ResponderExcluir
  33. vc errou na questão 4 pois a formula que vc ultiliou foi b quadrado = am em fez de vc usar n ai vc errou

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. mas porque errou eu também fiz e deu a mesma coisa olha que eu não me engano com essas coisas,e por que n se a fórmula é b quadrado=a.m e não b quadrado=a.n ok

      Excluir
  34. Na 5 b) não é necessário encontrar os valores de m e n, é só utilizar a seguinte formula:
    a.h=b.c
    como ja sabemos os demais valores, é só substituir:
    25.h=7.24
    25h=168
    h=168/25
    h=6,72

    Chegou ao mesmo resultado, muito mais facil...

    ResponderExcluir
  35. muito obrigada pela ajuda eu aprendi bastante coisas quem sabe vou tirar 10,00 na prova de matemática!!!

    ResponderExcluir
  36. Olá professor, será que poderia ensinar algum exercício com triângulo egípcio?

    ResponderExcluir
  37. Gostaria de saber pq na questao 1 subitraio o valor de A pelo valor de M pra achar o valor de N.jà na questao 3 somo o valor de A com o resutado

    ResponderExcluir
  38. Boa tarde estou disisperada tenho um prova amanhâ e gostaria muito de sabe pq na que professor na questao 1 osenhor para achar o valor de N subitraio o valor de M com o resutado mas na questao 3 o senho somo o valor de A com o resutado pq o senhor nao subitraio tambem? ???????????????

    ResponderExcluir
  39. Boa tarde estou disisperada tenho um prova amanhâ e gostaria muito de sabe pq na que professor na questao 1 osenhor para achar o valor de N subitraio o valor de M com o resutado mas na questao 3 o senho somo o valor de A com o resutado pq o senhor nao subitraio tambem? ???????????????

    ResponderExcluir
  40. Questões magnificas, agora esse professor é feio sem ter preguiça de ser feio...

    ResponderExcluir
  41. exercicios otimos para exercictar as propriedaddes de trigonometria basica, só não entendi a propriedade utilizada no primeiro exercicio onde vc supõe que o cateto externo é identico a altura em relação a hipotenusa..... ao meu ver o resultado do primeiro exercicio não é valido

    ResponderExcluir
  42. vlw, conseguir fazer tudo e não errei nada

    ResponderExcluir
  43. repare que na 2 questão você também pode usar a formula de altura que dar o mesmo valor

    ResponderExcluir
  44. Professor, existe outro modo de fazer sem ser pelas formas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arthur, se tem outra maneira maneira mais prática de resolver eu não conheço. Quando eu conheço, geralmente coloco no blog.

      Excluir
  45. Queria saber como usar essas equações em cada situação?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este assunto você pode usar em várias situações por exemplo, para calcular a altura de um prédio,usando apenas os conhecimentos em que envolve o teorema de Pitágoras e o teorema de Tales. Para calcular a distância da margem de um rio a outra margem.



      Excluir
  46. Oie bom trabalho com esses exercícios meu nome é Maria Eduarda e estou no 9 ano quero dizer que a numero 5 letra b pode ser resolvida de uma maneira muito mais facil e rápida usando a relação b.c=a.h
    24.7=25.h
    168=25h
    168÷25=h
    h=6,72
    Pode conferir estou aqui para te mostrar uma forma mais fácil e rapida de se fazer essa conta bjs e bom trabalho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns e bons estudos.Em outra postagens eu coloquei essa fórmula. Que diz: O produto das medidas dos catetos é igual ao produto da medida da hipotenusa pela medida relativa da altura a hipotenusa b.c=a.h

      Nesse exercício ficou fácil usar essa fórmula porque você percebeu que já tinha três valores dado no triângulo maior 7 e 24 e depois o 25.
      O bom de tudo isso, é o aluno/a encontrar a maneira mais fácil e rápida para se resolver determinadas questões de matemática. O tempo é muito importante quando você esta fazendo um concurso público, quanto mais rápido você resolver as questões melhor. Vai sobra tempo para fazer uma revisão antes de passar para o gabarito.

      Excluir
  47. olá queria te fazer uma pergunta . se N é medida maior e obviamente M será a menor , e porque você colocou na questão 4 , na formula para descobrir b ou outra letra que for utilizada a formula que deve ser utilizada é , b²= a x m e não b²= a x n , acredito que você tenha se confundido , estou certa ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nesta questão eu não estou procurando o valor de m e n. Mas, o valor do lado b e c.
      Observe que o triângulo se divide em dois triângulos retângulos menores. Eu poderia aplicar o teorema de Pitágoras. Mas, para isso eu precisaria de ter pelos menos os valores de dois lados.
      Veja que nesse caso cada triângulo tem apenas o valor de um lado.
      Nesse caso temos os valores da bases desse dois triângulos, que nesse caso chamamos de a
      a soma das duas bases é igual a 100
      a=100

      partindo da podemos calcular os valores de cada lado.

      b^2 = 64. 100
      c^2 = 36 .100


      Excluir
  48. Boa Tarde Professor! Eu tive uma pequena dúvida na questão Número 2, porque quando eu aprendi Relações Métricas no Triângulo Retângulo, a formula é " C^2=a . m ou n ", mas ali o senhor aplicou como se fosse uma soma entre o M e o N, poderia me explicar por favor? Obrigada e gostei muito da sua atividade, está me ajudando muito a estudar para a prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa fórmula (c^2 = a.m ou c^2 = a.n) que você usou é para achar o valor do lado c. Você pode usar essa fórmula também para encontrar a altura, para isso você deve ter os dois valores de m e n. que na questão já sabemos que um mede 6 e o outro 48.

      h^2 = 6 . 48
      h^2= 288 não dar para tirar a raiz. você fatora e seguem os passos ensinado no exercícios.

      Bons estudos.

      Excluir
  49. Professor, o senhor fez a seguinte fórmula:
    b^2=h^2+c^2 e disse que C=6 mas 6 é o valor de M. Não entendi essa parte.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não entendi. Em qual questão foi usado essa?
      Você pode usar o teorema de Pitágoras quando esteve trabalhando com triângulos retângulo.

      Só nos triângulos retângulo que você usa o teorema de Pitágoras

      O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetes.

      Todos os triângulos do exercícios são triângulos retângulos.
      O triângulo maior foi dividido em dois triângulos retângulos menores.

      Quanto a nomeação dos lados, você pode usar quaisquer letra. O importante é saber o processo para encontrar o que esta pedindo.

      Excluir
  50. Professor, queria saber quais relações foram usadas em cada questões???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No blog tem em outra postagem o resumo deste assunto.
      Na solução dos exercícios eu mostro a fórmula que estou usando em cada caso. Dependendo da questão você pode usar um método ou mais de um.

      Excluir
  51. a questão 5 tambem pode se utilizar a formula B.C=A.H pra achar a altura relativa à hipotenusa, que vai ficar:
    B.C=A.H
    7.24=25.h
    168=25h
    25h=168
    h=168\25
    h=6,72
    da o mesmo resultado, de uma forma mais simples

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ok. Mas para usar essa fórmula antes foi necessário encontra o valor do A (hipotenusa do triângulo maior). O importante é que você entendeu. E que em matemática existe desta coisa, cabe ao aluno enxergar a melhor maneira de chegar ao resultado.

      Excluir
  52. Não tem como saber qual e m e qual e n quando não fala da questão. Mesma coisa de c & b se nao der na auestao não tem como diferenciar nas formulas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação as letras podem ser outras letras. O aluno precisa saber o teorema, e quando o professor pede no exercício, geralmente ele já dar alguns valores. Muitos dos exercícios podem serem resolvidos usados apenas o teorema que diz que a soma do quadrado dos catetos é igual ao quadrado da hipotenusa. Veja a questão 5.

      Excluir
  53. Qual formula é essa: c²=b²+h²
    Nunca ouvi falar....
    Espero resposta, otimo blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso ai tem haver com o teorema de Pitágoras, que diz
      O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos.

      A hipotenusa é o lado do triângulo maior e que esta do lado oposto do ângulo reto.

      No blog você vai encontrar outras postagens sobre o assunto.

      http://matematicaseriada.blogspot.com/search/label/rela%C3%A7%C3%B5es%20m%C3%A9tricas%20no%20tri%C3%A2ngulo%20ret%C3%A2ngulo

      Excluir
  54. Respostas
    1. Esse assunto você encontra nos livros da antiga 8ª série ( 9° ano) do ensino fundamental.
      Trata-se do teorema de Pitágoras que diz: O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrados dos catetos.

      Baseado nesse teorema que foi respondidos os exercícios.

      Excluir
  55. Queria mais opções
    Mais é mais o menos

    ResponderExcluir
  56. Era bom se os alunos tivessem mais opções para trabalho mais só confesso esse saite

    ResponderExcluir
  57. Uma correção na questão
    4°=a “C” (a²=b²+c²) vai ser{100²=80²+c²}
    {10.000-6.400=c²}
    {3.600=c²}
    {√3.600=c}
    {C=60}(correto)

    (c²=a.n) isso vai ser {c²=a.n}
    {c²=100.64}
    {c²=80}(incorreto)

    Aqui na minha cidade é feito desse jeito...

    A relação métricas daqui é:
    B²=a.n
    C²=a.n
    H²=m.n
    H.a=b.c
    A=m+n
    A²=b²+c²

    ResponderExcluir