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16 de mai. de 2017
15 de mai. de 2017
REGRAS DOS SINAIS
OPERAÇÕES COM NÚMEROS INTEIROS
Observação: A mesma regra da adição serve para a
subtração:
ADIÇÃO
(+) + (+)
= + Sinais iguais, soma-se e conserva o sinal.
(+7) +
(+9) = + 16
(-7) + (-9) = - 16
(-7) + (-9) = - 16
(+) +
( - ) = Sinais diferentes, subtrai-se e conserva o sinal do maior módulo.
(+7) +
(- 9) = - 2
+7 - 9 =
- 2 tirando do parêntese
(-
7) + (+ 9) = + 2
-7 +
9 = +2 tirando do parêntese
SUBTRAÇÃO
(+) - (+)
= Sinais diferentes subtrai-se e conserva o sinal do maior módulo
(+7) -
(+9) = - 2
+7 - 9 =
- 2 tirando do parêntese
(+) - (
-) = Sinais iguais soma-se e conserva o sinal.
(+7) - (-
9) = + 16
+7
+ 9 = +16 sem os parêntese
(-7) + (- 9) = - 16
-7 - 9 = - 16
(-7) + (- 9) = - 16
-7 - 9 = - 16
Observação:
A mesma regra da Multiplicação serve também para a Divisão
MULTIPLICAÇÃO
( +
) . ( + ) = + sinais iguais, resultado será um número inteiro
positivo.
(+6) .
(+5) = + 30
(-6) .
(-5 ) = + 30
(+) . (-)
= - sinais diferentes, resultado será um número inteiro negativo.
(+6) .
(-5) = -30
(-6) .
(+5) = -30
DIVISÃO
( +
) : ( + ) = + sinais iguais, resultado será um número inteiro
positivo.
(+60) : (+5) = +12
(-60) : (-5 ) = +12
(+) : (-)
= - sinais diferentes, resultado será um número inteiro negativo.
(+60) : (-5) = -12
(-60) :
(+5) = -12
RESUMO
ADIÇÃO/SUBTRAÇÃO
|
|
Sinais iguais somam-se e conserva o
sinal.
|
+25 + 87
= + 112
- 25 – 87 = - 112
|
Sinais diferentes subtraem e conservam
o sinal do maior módulo.
|
- 25 + 87
= + 62
+ 25 –
87 = - 62
|
MULTIPLICAÇÃO / DIVISÃO
|
|
Sinais iguais, o resultado vai ser
positivo.
|
(+ 36) x
( + 6) = + 216
( - 36)
: ( -6) = + 6
|
Sinais diferentes, o resultado vai ser
negativo.
|
( + 36)
x ( - 6) = - 216
( - 36)
: ( +6) = - 6
|
Agora é a sua vez:
1) Calcule:
a) (+25) + (+ 47) =
b) ( - 23) + (+37) =
c) ( - 48) + (+ 14) =
d) ( - 3) . ( - 15) =
e) ( + 9) . ( - 8) =
f) (+ 5) . ( + 76) =
g) (- 27) : ( -3) =
h) ( +49) : ( - 7) =
1) Calcule:
a) (+25) + (+ 47) =
b) ( - 23) + (+37) =
c) ( - 48) + (+ 14) =
d) ( - 3) . ( - 15) =
e) ( + 9) . ( - 8) =
f) (+ 5) . ( + 76) =
g) (- 27) : ( -3) =
h) ( +49) : ( - 7) =
8 de mai. de 2017
SOLUÇÕES DE PROBLEMAS USANDO O TEOREMA DE PITÁGORAS
Este exercícios se encontram no livro: " A Conquista da Matemática 9º ano".
1) O portão de entrada de uma casa tem 4 m de comprimento e 3 m de altura. Qual a medida da trave de madeira que se estende do ponto A ao ponto C, conforme a indicação da figura?
O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos.
Triângulo Retângulo é aqueles que possui um ângulo reto.
Chama-se de hipotenusa o lado do triângulo oposto ao ângulo reto.
Os demais lados são chamados de catetos.
1) Vejamos pelo desenho que a trave do portão forma dois triângulos.
Dados da questão:
4 metros de comprimento
3 metros de altura
Quanto mede a trave. ( representamos a trave por x, que nesse caso trata-se da hipotenusa)
1) O portão de entrada de uma casa tem 4 m de comprimento e 3 m de altura. Qual a medida da trave de madeira que se estende do ponto A ao ponto C, conforme a indicação da figura?
2) Um terreno tem a forma do quadrilátero ABCD, conforme a figura abaixo. Uma medição feita nesse terreno mostrou, em metros, as medidas indicadas. Fazendo,qual é o perímetro desse terreno?
3) Durante um incêndio em um edifício residencial, os bombeiros utilizaram uma escada Magirus de 10 m para atingir a janela de um dos apartamentos incendiados. A escada estava colocada a 1 m do chão, sobre um caminhão que se encontrava afastado 6 m do edifício. Qual é a altura desse apartamento em relação ao chão?
RESPOSTAS:
OBS: Antes devemos lembrar o que diz o teorema de Pitágoras com relação aos triângulos retângulos.O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos.
Triângulo Retângulo é aqueles que possui um ângulo reto.
Chama-se de hipotenusa o lado do triângulo oposto ao ângulo reto.
Os demais lados são chamados de catetos.
1) Vejamos pelo desenho que a trave do portão forma dois triângulos.
Dados da questão:
4 metros de comprimento
3 metros de altura
Quanto mede a trave. ( representamos a trave por x, que nesse caso trata-se da hipotenusa)
x2 = 42 + 32 ( resolvendo as potências)
x2 = 16 + 9 ( resolvendo a adição)
x2 = 25 ( transformando essa potencia numa raiz )
Portanto a trave mede 5 metros.
2)
Dados da questão:
Lados:
AB = 12 metros
CD = 20 metros
AD = ?
BC = ?
Qual o perímetro?
Para encontrar o perímetro é necessário ter os valores dos lados, isto é, quanto mede cada lado do terreno.
Observe a linha que divide o terreno em dois triângulos retângulos.
Em relação ao triângulo ABD, essa linha representa a hipotenusa. Sendo assim vamos encontrar o valor do lado AD.
122 + x2 = 202
144 + x2 = 400
x2 = 400 –
144
x2 = 256
O lado AD mede 16 metros.
Calculando o lado BC, Observe que nesse caso BC é a hipotenusa em relação ao triângulo BCD
x2 = 202
+ 202
x2 = 400 +
400
x2 = 800
Lembre que na questão diz que podemos usar 1,4 no lugar da raiz de 2.
20 . 1,4 = 28
O lado BC mede 28 metros.
Já temos os valores de todos os lados. Podemos calcular o perímetro.
AB = 12 m BC = 28 m CD = 20 m e DA = 16 m
12 + 28 + 20 + 16 = 76 metros
O perímetro desse terreno mede 76 metros.
3)
Dados:
10 metros a altura da escada
6 metros de distância do prédio
1 metro de distância do chão.
A hipotenusa representa o lado indicado pela escada
x2 + 62 = 102
x2 + 36 = 100
x2 = 100 –
36
x2 = 64
Lembrado que tem mais 1 metro de distância, sendo assim:
8 + 1 = 9
Logo a altura do edifício é de 9 metros.
(Fonte: A Conquista da Matemática 9º ano. p. 253. São Paulo-2009, 1ª ed. FTD)