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18 de ago. de 2017

NOÇÕES DE ESTATÍSTICAS

A estatística encontra-se em quase todas as atividades do ser humano por exemplo  as empresas por usam de dados estatísticos quando quer lançar um novo produto.

A estatística usam os dados coletados organizando em tabelas e gráficos. Hoje encontramos muitos gráficos em jornais, revistas e em trabalhos científicos.

Como organizar os dados em tabelas

I- Dar-se um título à tabela. Nela é colocado todo tipo de informações necessárias.
II-Colocar-se em cada coluna o tipo de informações que ela contém.

Frequência absoluta e relativa


A frequência absoluta refere-se ao número de objetos ou pessoas  pesquisas; por exemplo o número de pessoas que gostam de um determinado programa de TV.

A frequência relativa tratar-se dos dados escrito em forma de porcentagem.

Como encontrar a frequência relativa?

Divide-se o número encontrado na frequência absoluta pelo total, isto é, pela soma de todos entrevistados no caso citado acima.

Exemplo: Um laboratório realizou uma coleta de sangue e constatou após analise que 27 coletas era do grupo sanguíneo A, 36 do B, 18 do AB e 9 do O.

a) Construa uma tabela relacionado os grupos sanguíneos e as frequências absoluta e relativa.
b) Construa o gráfico de barras e de setores.

Construindo a tabela com os dados:

Encontrado a frequência relativa:













Coletas de sangue
Frequência absoluta
Frequência relativa
A
27
30%
B
36
40%
AB
18
20%
O
9
10%
Total
90
100%


Gráfico de barras
















Construindo o gráfico de setores
Usando as frequências relativas para obter as medidas do setores:
30% de 360° = 0,30 . 360° =108°
40% de 360° = 0,40 . 360° = 144°
20% de 360° = 0,20 . 360 = 72°
10% de 360 = 0,10 . 360 = 36°





















Agora é com vocês:

Em uma determinada empresa foi feita uma pesquisa para saber a preferencia de bebidas de seus funcionários.  72 preferiam café, 54 chá, 18 leite e 36 qualquer bebida.

a) Construa uma tabela relacionado os grupos sanguíneos e as frequências absoluta e relativa.
b) Construa o gráfico de barras e de setores.


10 de ago. de 2017

PROBLEMAS ENVOLVENDO FRAÇÕES (números Racionais)

1) uma criança perdeu 2/5 de bolas de gudes que tinha. Em fração quantas bolas de gudes ainda resta?

2) Uma pessoa percorreu 5/8  de um caminho. Em fração qual o percurso que ainda falta para ele percorrer?

3) Sabendo que a idade do filho é 2/5 da idade do pai. Se o pai têm hoje 50 anos. Qual a idade do filho?

4)  Em sala de aula 1/5 dos alunos foram reprovados, o que corresponde a 10 alunos. Quantos alunos estudavam nessa sala?

5) ma certa pessoa tinha uma quantia na poupança, ele precisou retirar 3/5 dessa quantia,o que correspondente a R$ 360,00. Calcule quanto essa pessoa tinha na poupança.


 SOLUÇÃO:


1) 
DADOS DA QUESTÃO:

Perdeu das bolas de gudes que tinha. Quer saber em forma de fração quanto resta.





Esse é o total de bolas que ele tinha antes de perca
É só subtrair a fração dada na questão por essa para encontrar a resposta final.








2) 
DADOS: 
Uma pessoa precorreu 5/8 de um percurso. Ele que saber quanto falta para completar esse percurso.
Obs: Essa questão tem a sua resolução semelhante a primeira.



 





3) 
DADOS:
 O filho têm 2/5 da idade do pai.
O pai têm 50 anos
Quanto o filho têm hoje? 

1º Multiplicar-se a idade do pai pelo numerador da fração;
2º Divide-se o resultado encontrado pelo denominador da fração.










4)
 DADOS:
1/5 foram reprovados, equivale a 10 alunos;
Quantos alunos estudavam nessa sala?

 Obs: 
Nesse caso devemos inverter a fração e multiplicar o numerador por 10:
Depois divide-se esse resultado pelo denominador;










5)
DADOS:
Uma pessoa tinha uma poupança, ela precisou tirar 3/5
3/5=360
Quer saber quanto essa pessoa tinha antes na poupança?
Obs: O método usado é o mesmo da questão anterior.