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24 de dez. de 2017
9 de dez. de 2017
PROGRESSÃO GEOMÉTRICA
Progressão Geométrica é uma sequência de números não nulos, sendo que o termo seguinte, a partir do segundo termo, que multiplicado por um número fixo (chamado de razão P.G.)
Exemplo: Determine o oitavo termo da P.G. (, 3, 9, . . .)
Dados:
Exemplo: Calcule a soma dos seis primeiros termos da P.G. ( 2, 4, 8, . . . )
Dados:
Substituindo na fórmula:
Exemplo: Qual a soma do quinto termo da P.G. ( 8, 8, 8, . . . )
Dados:
Exemplos:
a) ( 3, 6, 12, 24)
Dividindo o segundo termo pelo primeiro encontramos 2 que é a constante, ou seja, a razão dessa P.G.
Dividindo o segundo termo pelo primeiro encontramos 2 que é a constante, ou seja, a razão dessa P.G.
b) ( 2, 6, 18, 54, ... ) → razão q = 3
RAZÃO → Para encontrar a razão de uma P.G. basta efetuar a divisão entre um termo e seu antecessor.
Veja o esquema abaixo, q é chamado de razão da P.G.
Exemplo: Determine a razão das P.G.
a( 1, 3, 9, ... )
b( 16, 8, 4, ...)
Soluções:
a) ( 1, 3, 9, ... )
b) ( 16, 8, 4, ...)
c) Determine os cincos primeiros termos da P.G. sabendo que o primeiro termo é 5 e a razão é q= 3
Para encontrar os cincos primeiros termos da P.G. basta multiplicar a razão pelo termo anterior.
5 . 3 = 15
15 . 3 = 45
45 . 3 = 135
135 . 3 = 405
405 . 3 = 1215
Os cincos primeiros termos são: (15, 45, 135, 405, 1215)
TERMO GERAL
an - termo
geral
a1 - primeiro
termo
n - números de termos
q - razão
Exemplo: Determine o oitavo termo da P.G. (, 3, 9, . . .)
Dados:
a1
=
n= 8
a8
= ?
Calculando a razão:
Substituindo na fórmula:
SOMAS DOS TERMOS
Sn
– soma dos n termos
n – números
de termos
a1
– primeiro termo
q – razão da
P.G.
Dados:
Sn = ?
n = 6
a1 = 2
q = 2
Substituindo na fórmula:
SOMAS DE UMA P.G. INFINITA
Exemplo: Qual a soma do quinto termo da P.G. ( 8, 8, 8, . . . )
Dados:
S5
= ?
n = 5
a1
= 8
q = 1
S5
= n. a1
S5
= 5. 8
S5
= 40
TRÊS TERMOS EM P.G.
PRODUTOS DOS TERMOS DE UMA P.G. LIMITADA
28 de nov. de 2017
II-EXERCÍCIOS USANDO AS RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÂNGULO RETÂNGULO
No blog já existe o resumo deste assunto e um outro exercício respondido.
Qualquer dúvida veja os links abaixo:
Resumo do conteúdo:
Exercícios
Determine o valor da letra em cada caso abaixo:
Dados:
b=24
c=18
a=?
Calcular x e y
Como já achamos o valor de a. Agora usamos a seguinte fórmula para encontrar o n.
y=n
y=19,2
Para encontrar o m o processo mais rápido é subtrair o a de n.
m= a - n
m= 30 - 19,2
m= 10,8
x=m
x= 10,8
Calculando altura que é representado por y.
y=h
y=6
Calculando o valor de x.
Observe que no triângulo menor já temos os valores de y, b.
Vamos usar as duas maneiras diferentes, para chegar ao mesmo resultado:
I- O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos.
II- O quadrado da hipotenusa do triângulo menor, iguala ao produto da hipotenusa do triângulo maior por n.
Qualquer dúvida veja os links abaixo:
Resumo do conteúdo:
Exercícios
Determine o valor da letra em cada caso abaixo:
RESPOSTAS
Usamos para responde os exercícios o Teorema de Pitágoras e as relações métricas no triângulo retângulo.
Dados:
Hipotenusa do triângulo maior =13
Catetos do triângulo maior 5 e 12
Vamos calcular a altura, representado por y.
Qual relação usar?
h2 = m . n → Essa não dar, pois esta faltando alguns dados, veja que foi dado 13 como sendo o valor da hipotenusa, isto é, m + n . mas quem é m e que é n?
b. c = a. h → Podemos usar essa. Vejamos que temos os catetos b , c e o valor de a que nesse caso é a hipotenusa.
Substituindo na fórmula:
b.c = a.h
12 . 5 = 13h
Dados:
Usando a fórmula
Dados:
a= y
b=8
c=6
h=x
Como já temos os catetos do triângulo maior, vamos calcular a hipotenusa representada pela letra y.
Dados:
a=25
b=x
c=z
m=9
h=y
Procurando o valor de z.
Procurando o valor de x.
Procurando a altura, representada por y
Observe o triângulo menor, já temos o valor da hipotenusa z=15; de um dos catetos m=9, falta calcular o outro cateto y. Que representa a altura do triângulo maior.
O aluno pode usar qualquer uma das fórmula para encontrar o valor de y.
Vamos resolver usando as duas:
I- O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos.
II- Quadrado da medida da altura relativa à hipotenusa é igual ao produto das medidas projeções ortogonais dos catetos sobre a hipotenusa.
n=25-9
n=16
Dados:
b=24
c=18
a=?
Calcular x e y
Como no triângulo maior já temos os valores dos catetos, vamos usar a fórmula:
"O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos".
Para encontrar a hipotenusa que nesse caso é o valor de a.
Como já achamos o valor de a. Agora usamos a seguinte fórmula para encontrar o n.
y=n
y=19,2
Para encontrar o m o processo mais rápido é subtrair o a de n.
m= a - n
m= 30 - 19,2
m= 10,8
x=m
x= 10,8
Calculando altura que é representado por y.
y=h
y=6
Calculando o valor de x.
Observe que no triângulo menor já temos os valores de y, b.
Vamos usar as duas maneiras diferentes, para chegar ao mesmo resultado:
I- O quadrado da hipotenusa é igual a soma do quadrado dos catetos.
II- O quadrado da hipotenusa do triângulo menor, iguala ao produto da hipotenusa do triângulo maior por n.
17 de out. de 2017
COEFICIENTES DA FUNÇÃO DO 1º GRAU
Coeficientes da Função:
Lembrando:
a > 0, a função é crescente
a < 0, a função é decrescente
1) Dada a função f(x) = 3x + 6, determine:
a) os coeficientes angular e linear.
b) se a função é crescente ou decrescente.
f(x) = ax + b
f(x) = 3x + 6
Coeficiente angular: a = 3
f(x) = ax + b
f(x) = 3x + 6
Coeficiente linear: b = 6
b) se a função é crescente ou decrescente.
Como a > 0
A função f(x) =3x + 6 é crescente
2) Dada a função f(x) = x + 2, determine:
a) os coeficientes angular e linear.
b) se a função é crescente ou decrescente.
f(x) = ax + b
f(x) = x + 2
Coeficiente angular: a = 1
Coeficiente linear: b= 2
b) se a função é crescente ou decrescente.
Lembrando:
a > 0, a função é crescente
a < 0, a função é decrescente
1) Dada a função f(x) = 3x + 6, determine:
a) os coeficientes angular e linear.
b) se a função é crescente ou decrescente.
Resposta:
coeficiente angular:f(x) = ax + b
f(x) = 3x + 6
Coeficiente angular: a = 3
f(x) = ax + b
f(x) = 3x + 6
Coeficiente linear: b = 6
b) se a função é crescente ou decrescente.
Como a > 0
A função f(x) =3x + 6 é crescente
2) Dada a função f(x) = x + 2, determine:
a) os coeficientes angular e linear.
b) se a função é crescente ou decrescente.
Resposta:
Coeficientes angular.f(x) = ax + b
f(x) = x + 2
Coeficiente angular: a = 1
f(x) = ax + b
f(x) = x + 2
f(x) = x + 2
Coeficiente linear: b= 2
b) se a função é crescente ou decrescente.
A função f(x) = x + 2 é crescente já que a> 0
3) Determinar a equação da reta que passa pelo ponto ( -2 , 4) e tem coeficiente angular - 3.
Resposta:
Primeiro vamos substitui os valores dado na função.
a = - 3
x = -2
y =4
y = ax + b
4 = -3 . ( -2) + b
4 = 6 + b
4 - 6 = b
b = -2
Montado a função:
y = ax + b
y= - 3x - 2
4) Marque a equação da reta que passa pelo ponto ( -2, 1) e cujo coeficiente angular é -4.
A) y = 4x - 7
B) y = -4x - 7
C) y = -4x + 7
D) y = -7x - 4
Resposta:
Substitui os dados na função.
x = - 2
y = 1
a= - 4
y= ax + b
1=(-4) . (-2) + b
1 = 8 + b
1 - 8 = b
b = - 7
Montando a função
y = ax + b
y = -4x - 7
Resposta correta letra B.
24 de set. de 2017
EQUAÇÕES ALGÉBRICAS - EXERCÍCIOS
1) Sabendo que uma de suas raízes é 1, qual a solução da equação polinomial: x3 - 2x2 – x + 2 = 0
2) Determine as raízes da equação, sabendo que uma de suas raízes é 2: P(x)= 3x3 + 9x2 –18x - 24
3) Resolva a equação x4 + x3 _ 7x2 – x + 6 = 0, sabendo que -1 e 1 são raízes da equação.
Na resolução destas questões iremos utilizar o dispositivo de BRIOT-RUFFINI.
1)
Vamos usar o dispositivo de Briot-Ruffini para transformar a equação (polinômio) de 3º grau em uma equação de 2º grau. Para encontrar as demais raízes.
O aluno também pode dividi o polinômio pela raiz dada na questão, para encontrar a equação do 2º grau. Antes precisa arrumar o divisor, x=1 → x - 1. O resultado no final vai ser o mesmo.
x3 - 2x2 – x + 2 = 0
De um lado colocamos a raiz que foi dada, no meio os coeficientes da equação e do outro lado o termo independente.
Solução { -1, 1, 2 }
2)
P(x)= 3x3 + 9x2 –18x - 24 igualando a zero
3x3 + 9x2 –18x - 24=0
Solução { -4, -1, 2 }
3)
Nesta questão vamos utilizar duas vezes o dispositivo de Briot-Ruffini para transformar em uma equação do 2º grau.
x4 + x3 _ 7x2 – x + 6 = 0
2) Determine as raízes da equação, sabendo que uma de suas raízes é 2: P(x)= 3x3 + 9x2 –18x - 24
3) Resolva a equação x4 + x3 _ 7x2 – x + 6 = 0, sabendo que -1 e 1 são raízes da equação.
Resposta:
Na resolução destas questões iremos utilizar o dispositivo de BRIOT-RUFFINI.
1)
Vamos usar o dispositivo de Briot-Ruffini para transformar a equação (polinômio) de 3º grau em uma equação de 2º grau. Para encontrar as demais raízes.
O aluno também pode dividi o polinômio pela raiz dada na questão, para encontrar a equação do 2º grau. Antes precisa arrumar o divisor, x=1 → x - 1. O resultado no final vai ser o mesmo.
x3 - 2x2 – x + 2 = 0
De um lado colocamos a raiz que foi dada, no meio os coeficientes da equação e do outro lado o termo independente.
Agora é só montar a equação do 2º grau e resolver para encontrar as outras raízes
2)
P(x)= 3x3 + 9x2 –18x - 24 igualando a zero
3x3 + 9x2 –18x - 24=0
Solução { -4, -1, 2 }
3)
Nesta questão vamos utilizar duas vezes o dispositivo de Briot-Ruffini para transformar em uma equação do 2º grau.
x4 + x3 _ 7x2 – x + 6 = 0
x3 + 2x2 – 5x – 6 = 0
Usando mais uma vez o dispositivo de Briot-Ruffini reduzir para uma equação do 2º grau.
Solução { -3, -1, 1, 2 }
Vamos dividir esse mesmo polinômio do 4º grau pelas raízes dada na questão de número 3. O resultado vai nos dar uma equação do 2º grau sem precisar fazer duas vezes o mesmo calculo usado o dispositivo de Briot-Ruffini.
Antes devemos arrumar o divisor.
Raízes dada; { -1 , 1}
x = - 1 → x + 1
x = 1 → x -1
(x-1) (x+1) = x2 - 1
x2 + x – 6 =
0 equação do 2º grau.
Como foi falado o aluno fica livre para escolher a melhor maneira de encontrar as raízes, a menos que o professor/a coloque no enunciado qual o método que ele quer.
Como foi falado o aluno fica livre para escolher a melhor maneira de encontrar as raízes, a menos que o professor/a coloque no enunciado qual o método que ele quer.