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29 de mai. de 2023
26 de mai. de 2023
SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 1° GRAU E SEU GRÁFICO
1) Observe este gráfico, em que estão representadas duas retas: Para que esse gráfico seja a representação geométrica do sistema:
(A) a = –1 e b = 8.
(B) a = 2 e b = 3.
(C) a = 3 e b = 2.
(D) a = 8 e b = –1.
RESOLUÇÃO:
Observando o gráfico as retas se cruzam nos pontos (2, 3).
Sendo assim, as raízes desse sistema são 2 e 3.
Substituindo esses valores no sistema encontramos os valores de a e b.
1ª equação
x + 2y = a
2 + 2 . 3 = a
2 + 6 = a
8 = a
2ª equação
x - y = b
2 - 3 = b
-1 = b
Resposta: D
2) Os sistemas de equações apresentam uma interpretação gráfica. Indique o gráfico que melhor representa o sistema a seguir:
x = 1 substituindo em uma das equações
x + y = 2
1 + y = 2
y = 2 – 1
y = 1 solução: ( 1 , 1)
Através das raízes já sabemos onde as retas vão se cruzarem.
x + y = 2 zerando y, x é igual 2. E zerando x y é igual a 2.
Sendo assim as retas passam pelo ponto 2 de x e 2 de y no plano cartesiano.
Resposta: B
3) Observe o gráfico a seguir: Esse gráfico é a solução (representação geométrica) do sistema:
Resolvendo:
Observe que a retas cruza nos pontos 3 e 4
x=3
y=4
Uma maneira é resolver cada sistema para encontrar essas raízes, porém, vai levar muito tempo. Outra maneira é substitui esses valores em cada sistema.
Vamos substitui as raízes dada em cada sistema para encontrar a resposta.
A)
x + y = 12
3 + 4 = 12
7 = 12 não é solução, a letra A esta descartada
B)
x + y = 7
3 + 4 = 7
7 = 7 pode ser a letra B, vamos testar na segunda equação.
2x + 4y = 22
2.3 + 4.4 = 22
6 + 16 = 22
22 = 22 é solução.
C)
x + y = 7
3 + 4 = 7
7 = 7 pode ser a letra C, vamos testar na segunda equação.
2x - y = - 1
2.3 - 4 = -1
6 - 4 = -1
2 = - 1 não é solução, a letra B esta descartada.
D)
x + 2y = 5
3 + 2 . 4 = 5
3 + 8 = 5
11 = 5 não é solução, a letra D esta descartada.
Resposta letra B
4) Observe o sistema de equação do 1° grau e responda:
Na segunda equação a reta passa pelos pontos (2, -2)
Encontrando as raízes usando a comparação
-x + 6 = x - 2
-x - x = - 2 - 6
-2x = - 8 dividindo ambos termos por - 2
x = 4
Substituindo na 2ª equação
y = x - 2
y = 4 - 2
y = 2
Solução (4, 2 ) os pontos onde as retas se encontram.
Resposta letra B
23 de mai. de 2023
SISTEMA DE EQUAÇÃO DO 2° GRAU
1) Resolver os seguintes sistemas de equações nas incógnitas x e y.
Como x já esta isolando na primeira equação: x=2y, vamos substituir na segunda equação.
x + y2 = 35
2y + y2 = 35
organizando e resolvendo a equação do 2° grau
y2 + 2y – 35= 0
a= 1 b= 2 c = – 35
Quando y é 5, x vai ser
x= 2y
x= 2. 5
x= 10
Quando y é – 7, x vai ser,
x= 2y
x= 2 . (– 7)
x = –14
S = ( 10, 5); (–14, – 7)
Isolando y na primeira equação e substituindo na segunda.
y = 9 - x
xy = 14
x(9 - x) = 14
9x – x2 = 14 organizando e igualando a zero – x2 + 9x – 14 = 0
– x2 + 9x – 14 = 0 para mudar o sinal de a, multiplico por ( -1)
x2 – 9x + 14 = 0
a = 1 b= – 9 c= 14
Quando x é 7, y é;
y= 9 – x
y= 9 – 7
y= 2
Quando x é 2 y é;
y= 9 – 2
y = 7
S = ( 7, 2); ( 2, 7)
Como x esta insolado na primeira equação: x = 5 - 2y
y2 – 7 = – 3(5 - 2y)
y2 – 6y – 7 + 15 =0 y2 – 6y + 8 =0 a= 1 b = – 6 c = 8
Quando y é 4 x vai ser,
x= 5 – 2y
x= 5 – 2.4
x = 5 – 8
x = - 3
Quando y é 2 x vai ser;
x= 5 – 2y
x= 5 – 2.2
x = 1
S = ( 1, 2); ( -3, 4)
Insolando y na primeira equação: y = 4 – x, e substituindo na segunda.
x2 – xy = 6
x2 – x(4 – x) = 6 x2 – 4x + x2 = 6 igualando a zero
2x2 – 4x – 6 = 0 dividindo tudo por 2
x2 – 2x – 3 = 0 a = 1 b = – 2 c = – 3
Quando x é 3, y vai
ser;
y = 4 – x
y = 4 – 3
y= 1
Quando x é –1, y vai
ser;
y = 4 – ( –1)
y= 5
S = ( 3, 1); (–1, 5)
1 de mai. de 2023
FATORIAL
É comum aparecer produtos de fatores naturais sucessivos em problemas de análise combinatória.
3! = 3 . 2. 1 ( Lê-se três fatorial ou fatorial de três).
5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 . ( Lê-se cinco fatorial ou fatorial de cinco).
Considerando um número n, sendo n pertence ao naturais e n é maior ou igual a 2, temos:
n! = n . ( n – 1 ) .
( n – 2 ) . ... . 1
Exemplos:
a) 2! = 2 . 1 = 2
b) 3! = 3 . 2 . 1 = 6
c) 4! = 4 . 3 . 2 . 1 = 24
d) 5! = 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 120
1) De quantas maneiras podemos organizar 7 alunos em uma fila?
7! = 7 . 6 . 5 . 4 . 3 . 2 . 1 = 5040 maneiras
2) Simplifique as expressões: