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I GINCANA DE MATEMÁTICA - 2018

Professor organizador: Vergniaud
Objetivo: Estimular a participação e o interesse pelos estudos, principalmente da matemática, para que o mesmo explore sua capacidade de trabalho em grupos e organização.

REGRAS E TAREFAS
1) Há um tempo limite para cada questão, terminado o tempo, caso algum grupo não tenha terminado, deverá entregar a atividade mesmo assim.
2) A atividade que estiver totalmente correta recebe a pontuação máxima.
3) Caso a questão esteja incorreta ou incompleta, será considerado a parte realizada e atribuído-lhe o devido valor.
4) A classificação se dará pela soma de pontos de cada equipe.
5) Quando o grupo terminar a atividade antes do tempo determinado, deverá levantar a mão,  juntamente  a atividade e aguardar até que seja recolhida.
6) O Grupo que ficar em 1º  lugar receberá 5,0 pontos para cada participante. Para      ser adicionado com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
7) O grupo que ficar em 2º lugar, receberão 3,0  pontos, cada participante. Para ser adicionado com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
8) A equipe que faltar com respeito a equipe adversária será punida com perda de pontos (vaias, brigas...)
9) Os representantes que durante a realização das tarefas receber ajuda dos colegas a equipe  será desclassificada. Perdendo pontos para a equipe adversária.  
10) Havendo empate, o critério de desempate se dará pela maior pontuação a partir da primeira rodada de questões até que não haja mais empate.
11) Quaisquer outras observações não presentes, serão observadas posteriormente e em comum acordo com a maioria dos participantes.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS EQUIPES

1    1 -Grito de guerra: ( 20 pontos )
A equipe deverá elaborar um grito de guerra. A avaliação dessa tarefa levara em consideração:
-Coerência na letra;
-Animação da equipe;
-Criatividade;
-Envolvimento de toda equipe.

2- Tangram com as figuras do tangram os integrantes de cada equipe deverão construir uma figura supressa. (50 pontos)
Tempo máximo: 15 minutos


 3- Desafios surpresa (1 desafio)
 Cada equipe irá resolver o desafio: Marca pontos a equipe que resolver em menor espaço de tempo.( 30 pontos)
Tempo máximo: 15 minutos

4 – Caça- palavras –  (10 pontos)
Tempo máximo: 10 minutos.

5-Projeto Geometria- Cada equipe no dia devera trazer duas cartolinas com desenhos de malha geométricas, vence a mais criativa. (50 pontos).

6- Perguntas e resposta. Perguntas surpresas. (50 pontos)
Tempo: 10 minutos.

 7- Paródia ou rap. Cada equipe deverá parodiar uma música a critério, com temas relacionados a matemática:( 40 pontos)
tempo máximo:  10 minutos.

8- Circuito maluco. Vence a equipe que chegar primeiro no ponto final. (30 pontos)

9 – Vídeo gravado com aluno dando aula de matemática, de quaisquer assuntos, a escolha da equipe (100 pontos)

10-Quebra cabeça: 2 pessoas por equipe ( 50 pontos).
Tempo máximo 10 minutos.


Observação: As tarefas serão feitas por alunos diferentes, isto é, todos devem participar.   


II GINCANA DE MATEMÁTICA

Objetivo: Estimular a curiosidade, interesse e criatividade do discente, para que o mesmo explore novos caminhos na aplicação da Matemática, contribuindo e facilitando a aprendizagem da mesma.
Professores organizadores: Laudicéia e Vergniaud.
Local: Quadra de esporte de Pedra Branca
Data: 20/01/2017
Horário: 14h

EQUIPE A:
5ª SÉRIE A (6º ANO A)
6ª SÉRIE B (7º ANO B)
7ª SÉRIE A
8ª SÉRIE B

EQUIPE B:
5ª SÉRIE B ( 6º ANO B)
6ª SÉRIE A ( 7º ANO A)
7ª SÉRIE B
8ª SÉRIE A 

PROFESSORES ORIENTADORES
EQUIPE A:
CARLEIDE; PATRÍCIA; ROSILMA e RICARDO

EQUIPE B:
MARIA ELÓI; BRENO; EZEQUIEL e MAURÍCIO.

  
II GINCANA DE MATEMÁTICA
ESCOLA MUNICIPAL D. PEDRO II
DIA 20/01/2017         EQUIPE:___________________________
AS 14H:00                   ANO/SÉRIE________________________


TAREFAS
Tempo máximo para a realização da prova
PONTOS

Data da prova
1ª FAIXA
 Fazer uma faixa de 2 metros e colocar em um lugar público

50
10/01/2017
2ª TRABALHANDO GEOMETRIA
 Montar uma figura surpresa com as peças do TRANGRAN
5 minutos,
20 ou 10
20/01/2017
3ª CONSTRUÇÃO GEOMÉTRICA
Os alunos vão construir usando materiais uma tarefa surpresa.
Material pode ser caixa, papel, cola...

20 ou 10
18/01/2017 entrega do material.

20/01/2017 realização da tarefa
4ª Matemática e arte
 apresenta um jogral, mostrando que interfere na aprendizagem. ( 8 pessoas por equipe)
10 minutos
50 ou 25
10/01/2017 inscrição do grupo.

20/01/2017 apresentação
5ª Matemática é show
Criar e apresentar uma paródia, envolvendo assuntos de matemática. (8 pessoas por equipe)
5 minutos
20 ou 10
10/01/2017 inscrição do grupo.

20/01/2017 apresentação
6ª Jogo matemático
Confeccionar um jogo envolvendo assuntos de matemática com material reciclável
Nome do jogo:
Regras:
10 minutos
30
melhor jogo

20 melhor confecção
15 apresentação

20/01/2017
7ª Circuito maluco
Surpresa com perguntas diversificadas

20 a 10
20/01/2017
8ª grito de guerra

Identificação da turma
Disciplina e organização

20 a 10
20/01/2017
Observação: O aluno que participar de uma tarefa não poderá participar de outra.
1ª lugar:  pontuação máxima para a matéria de matemática 10,0
2ª lugar: pontuação surpresa.

Pontuação para as demais matérias.
2,0 pontos para o 1º lugar
1,0 ponto para o 2° lugar.



I GINCANA CULTURAL 2014



ORGANIZADORES:

PARTICIPANTES;
Alunos do Ensino Fundamental Maior Da Escola Municipal Dom Pedro II
Local: Própria escola
Data: 29/11/2014
Horário:7h e 30 min. às 12h



Objetivo Geral:

Aguçar  o gosto pelos estudos de forma lúdica e criativa integrando todas as disciplinas.

Objetivos específicos:

·         Despertar, nos alunos, nas diversas áreas de estudo.

·         Incentivar o trabalho em grupo, a solidariedade e o senso de responsabilidade.

·         Desenvolver o raciocínio lógico e outros conceitos relacionados.

As atividades aconteceram em dois momentos;

I- durante a preparação que vai do dia 10 ao dia 14 de novembro de 2014 serão expostas para os discentes em sala de aula, pelos professores orientadores as regras gerais e as tarefas que serão realizadas na gincana.

II- Nesse período o professor orientará em sala de aula as tarefas da gincana com o intuito de familiarizar o discente as atividades expostas.

III- Dia 29 de novembro de 2014, realizações das tarefas pelas equipes.



REGRAS GERAIS

Todas as equipes deverão respeitar os outros adversários e o Regulamento da Gincana;

Os alunos deverão estar atentos às orientações e ao tempo de execução das tarefas, divulgados pela coordenação da Gincana.

Cada equipe deverá eleger alunos que ficarão responsáveis pelas diversas atividades da gincana;

O nome dos alunos responsáveis pelas modalidades deverá constar da ficha de inscrição;

A Gincana será encerrada no pátrio da escola com apresentação da última tarefa e divulgação da equipe vencedora.


Da Pontuação:

As tarefas terão pontuação diferente;

Ganhará pontos extras a equipe que tiver;

1.      O melhor grito de guerra;

2.      A torcida mais animada e mais disciplinada;

3.      A torcida mais criativa e organizada nas apresentações das tarefas;

4.      Será avaliada a integração dos membros e o trabalho em equipe na realização das tarefas;

5.      A organização e o desenvolvimento das ações por parte dos alunos.

Perderão pontos a equipe que:

1.      Os alunos se desentenderem e/ou promoverem brigas; ( perda de 20 pontos)

2.      Os alunos não respeitarem os colegas das outras equipes; (perda de 20 pontos)

3.      Apresentar-se desorganizada nos momentos da Gincana; (perda de 10 pontos)

4.      Desobedecer ao comando do professor responsável.; (perda de 10 pontos)

OBSERVAÇÃO: 

O não cumprimento das regras da gincana pode ocasionar a desclassificação da equipe.

Haverá critérios de desempate, definidos pela comissão do evento. A coordenação decidirá pela disciplina, organização, criatividade e harmonia dos grupos.

As atividades terão um determinado tempo para serem executadas.


DA PREMIAÇÃO

A equipe vencedora ganhará 3,0 pontos.

A outra  equipe  ganhará 1,0 ponto.


OBSERVAÇÃO:
A pontuação será somada com a nota da IV avaliação em uma disciplina a escolha do aluno.



JURADOS:

*A comissão julgadora poderá ser formados por funcionários da escola e convidados;


Disciplinas
tarefas
pontuação
Língua Portuguesa
Soletrando
20
Recital de Poesia
10 a 20
Ciências
Desfile dos alunos com roupas feitas de materiais reciclados.
20
Geografia
Perguntas e respostas (Sergipe e Laranjeiras)
30
História
Cantar Hinos do Brasil, Sergipe e Laranjeiras
20
Inglês
Cantar música em Inglês
30
Artes
Desenhar caricatura de uma personalidade negra
20
Educação Física
Trazer no dia uma personalidade ilustre de Laranjeiras
30
Matemática
Construção de malha geométrica.
20
Atividade surpresa
20




Equipe A
 Equipe B
8ª A
6ª B
8ª B
5ª A
6ª A
5ª C
5ª B
Professores Orientadores
Carleide, Eloi, Patricia, Ricardo, Ezequiel, José
Gilma, Joyce, Rosilma, Vergniaud, Breno, Pedro












I GINCANA DE MATEMÁTICA - 2013
Professores organizadores: Maria Elói e Vergniaud
REGRAS E TAREFAS
1) Há um tempo limite para cada questão, terminado o tempo, caso algum grupo não tenha terminado, deverá entregar a atividade mesmo assim.
2) A atividade que estiver totalmente correta recebe a pontuação.
3) Caso a questão esteja incorreta ou incompleta, será considerado a parte realizada e atribuído-lhe o devido valor.
4) A classificação se dará pela soma de pontos de cada equipe.
5) Quando o grupo terminar a atividade antes do tempo determinado, deverá levantar a mão,  juntamente  a atividade e aguardar até que seja recolhida.
6) O Grupo que ficar em 1º  lugar receberá 4,0 pontos para cada participante. Para      ser adicionado com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
7) O grupo que ficar em 2º lugar, receberão 2,0  pontos, cada participante. Para ser adicionado com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
8) A equipe que faltar com respeito a equipe adversária será punida com perda de pontos (vaias, brigas...)
9) Os representantes que durante a realização das tarefas receber ajuda dos colegas a equipe  será desclassificada. Perdendo pontos para a equipe adversária.  
10) Havendo empate, o critério de desempate se dará pela maior pontuação a partir da primeira rodada de questões até que não haja mais empate.
11) Quaisquer outras observações não presentes, serão observadas posteriormente e em comum acordo com a maioria dos participantes.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS EQUIPES
 1º tarefa : Grito de guerra: ( 10 pontos )
A equipe deverá elaborar um grito de guerra, a avaliação dessa tarefa levara em consideração:
-Coerência na letra;
-Animação da equipe;
-Criatividade;
-Envolvimento de toda equipe.

2- Tangram com as figuras do tangram dois integrantes de cada equipe. deverão construir uma figura supressa. (15 pontos)
Tempo máximo: 10 minutos


 3- Desafios surpresa (Três desafios)
 -Um representante de cada equipe irá  resolver os desafios: Marca pontos que responde certa em menor espaço de tempo.( 30 pontos)
Tempo máximo: 15 minutos

4 – Caça- palavras - Um representante de cada equipe: (10 pontos)
Tempo máximo: 5 minutos.

5-Projeto Geometria- Cada equipe no dia devera trazer uma torta com formatos geométricos vence a mais criativa.(30 pontos).

6- Corrida da Tabuada. Calculo mental: (20 pontos)
Tempo: 10 minutos.

 7- Parodia. Cada equipe deverá parodiar uma música a critério, com temas relacionados a matemática:( 20 pontos)
tempo máximo:  10 minutos.

8 -  Problemática - Quem é o X?. Os alunos do 8º e 9º ano receberão duas equações do 1º grau cada um (as equações são iguais para todos ). (20 pontos)
Tempo máximo: 10 minutos

9-Caça ao tesouro – vários objetos espalhados pela escola e algumas pistas dada pela equipe organizadora para encontrá-las. (5 pontos para cada objeto encontrado).
Tempo máximo 10 minutos

10- Materiais recicláveis – marcam ponto a equipe que trouxe a maior quantidade de materiais. Que no final da apuração serão doados para o Senhor Elias Santos.
Latinhas de alumínio; Latinhas de ferro; Pet de 2l; Pet 1 a 1,75l; Pet inferior a um litro; Bateria; Bateria de celular.
(40 pontos )

Observação: O portão será fechado as 8h20min. Após esse horário não poderá entrar material recicláveis.

Exemplos de perguntas:
1-Três pessoas querem atravessar um rio bem fundo, nenhuma das três sabe nadar. Para essa tarefa elas possuem um barco, mas sabem que o barco suporta no máximo 150 quilogramas. Elas pesam cinquenta, setenta e cinco, e cem quilogramas. Como farão nossos personagens para atravessar o rio?
RESP: Atravessam, no barco, o personagem que pesa 50 e o de 75, mas apenas o de 50 retorna trazendo o barco de volta. E ele fica novamente nessa margem, e apenas o de 100 quilogramas atravessa dessa vez, e quem retorna com o barco, é o de 75, que volta para buscar o de 50, e os dois atravessam o rio e terminam a travessia.
2- Quanto tempo leva um trem, de um quilômetro de comprimento, para atravessar um túnel de um quilômetro de comprimento, sabendo que o trem possui velocidade igual a um quilômetro por minuto?
RESP: Dois minutos. O trem leva um minuto para se encontrar todo dentro do túnel, e mais um minuto para sair completamente, logo leva dois minutos para atravessá-lo completamente.
3- Três gatos demoram um minuto e meio para apanhar três ratos, quanto tempo levará para cem gatos apanharem cem ratos?

RESP: Um minuto e meio. Três gatos apanham três ratos em um minuto e meio, logo cada gato leva um minuto e meio para apanhar cada rato, o que não mudará com cem gatos e cem ratos.

2 comentários:

  1. Boa noite.
    Sou professor de matemática e visitei o seu blog.
    Gostaria de saber se vc poderia me ajudar em falar como colocou no blog o aluno ter que digitar a senha para saber a nota.
    Achei muito interessante.
    Se puder me ajudar

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    Respostas
    1. Bom dia professor Cristiano!

      Posso sim ajudar, mas você não mandou seu email.

      Qualquer coisa mande para o email; professorvergniaud@gmail.com.

      O processo é um pouco trabalhoso.

      Eu acrescentei mais uma página com o nome TESTE, você pode digitar essa senha 3846, para ver como fica o processo final, isto é, cada página dessa é vista apena pelos alunos da turma registada e cada turma tem a sua senha, que é mudada todo ano, quando muda de turma.

      Boa sorte e aguardo resposta sua. O código só por email, fica difícil de explicar aqui o passo a passo.


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