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15 de nov. de 2014

EXERCÍCIOS COM FRAÇÕES

1) Efetue as operações indicadas de adição e subtração com denominadores iguais:
















 


2) Efetue as operações indicadas:


















3) Efetue as multiplicações indicadas:


















4) Qual o resultado de cada divisão a seguir?


















5) Foram entrevistados 420 candidatos a uma determinada vaga de emprego. sabe-se que  5/7   desse número de candidatos foram rejeitados, quantos foram aceitos?


RESPOSTAS:
1)
Nas operações de adição e subtração de frações com mesmo denominador, repete-se o denominador e efetua as operações indicadas:











































2)
Nas operações de adição e subtração com denominadores diferentes, antes de efetuar as operações iguale os denominadores, em alguns casos as frações ainda podem ser simplificadas.







































3)
Na multiplicação com frações, multiplica-se numeradores com numeradores e denominadores com denominadores. Em alguns casos, para facilitar as multiplicações, pode ser feito o cancelamento antes.































   

4)
Nas divisões com frações conserva a primeira fração e inverter-se a segunda fração trocando o sinal da divisão pela multiplicação. Resolvendo como na multiplicação.










































5)Foram entrevistados 420 candidatos a uma determinada vaga de emprego. sabe-se que  5/7   desse número de candidatos foram rejeitados, quantos foram aceitos?

fração que representa o total de pessoas entrevistadas representado pela fração abaixo.





Total dos que foram rejeitados representado pela fração abaixo.





Total dos que foram aceitos representado na fração abaixo.





Verifique que:






Divide 420 por 7
420 : 7 = 60

Agora multiplica-se por 2 do numerador, que representa o número dos que foram aceitos para chegar ao resultado final, para encontrar o total de pessoas que foram aceitas.
60 x 2 = 120

Logo foram aceitos 120 pessoas.

Para encontrar o número de pessoas que não foram aceitas (rejeitadas), você pode multiplicar 5 pelo resultado da divisão de 420 por 7. Ou subtrair 420 por 120, o resultado será o mesmo.

60 x 5 = 300 esse é o resultado das pessoas que foram rejeitados.

300 pessoas foram rejeitadas.


98 comentários:

  1. Amigo a resposta da 4 letra c esta errada na simplificação se divide os dois números por 15 e o resultado é 1/2 avos.
    Estou avisando só para que seu blog não fique errado. Mas no geral ele é muito bom
    Espero ter ajudado ;)

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    1. Obrigado pela observação. Já foi feito a correção. Vergniaud

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    2. EU SÓ QUERIA DIZER QUE NA 2 TEM ATIVIDADE REPETIDA A EA C

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    3. EU SÓ QUERIA DIZER QUE NA 2 TEM ATIVIDADE REPETIDA A EA C

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    4. Os valores são os mesmos mas, uma é uma adição de frações, enquanto a outra é uma subtração de frações.

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    5. Site fácil demais, mais no geral é ótimo. Ótimo trabalho

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    6. "um meio" e não "um dois avós"

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    7. Algumas questões na parte da resolução foram trocados alguns números, logo as respostas ficaram diferentes.

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    8. Eu conferir e não encontrei nenhum número trocado. Qualquer coisa cite a questão e a letra, para que eu possa conferir melhor. Obrigado

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    9. A número 5 tá errada

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  2. as respostas do segundo não conferem com o gabarito.

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    1. Bom dia, o que fiz foi dar a resposta sem repetir a expressão, mas vou fazer a correção para ficar mais fácil de entender.

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  3. seu blog me ajudou muito para eu estudar para minha prova tomara que eu passe #7°anolavoueu vlw galera

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  4. na ultima eu fiz assim :
    420x2 = 840
    840/7= 120 .

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    1. Este comentário foi removido pelo autor.

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    2. O importante é que o aluno entenda que o 420 é o todo, e esse todo pode ser dividido pelo numerador que nesse caso é 7.

      A pergunta é quantos foram aceitos sabendo que cinco sétimo já foram rejeitado. Logo sobrou dois sétimo. E quanto é dois sétimo de 420?
      Ao dividi 420 por 7 achamos 60. Agora é só multiplicar o resultado da divisão pelo numerador que é 2.

      conferindo:
      60 x 5 = 300 (foram rejeitados)
      60 x 2 = 120 (foram aceitos)
      300 + 120 = 420 (total, confere)

      Abraço e bom estudo.

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    3. Preciso que me expliquem melhor a questão 5, eu tenho um sério problema no cérebro e sou muito difícil de entender as coisas sabe? Rsrs (não levem a sério não tenho problema apenas tenho dificuldade em entender certas questões)

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    4. Os alunos geralmente tem dificuldades de entende questões de matemática com problemas desse tipo envolvendo frações.

      O aluno precisa antes de resolver fazer procurar entende o que a questão esta pedindo.
      Nesta questão ele fala que de 420 pessoas entrevistada algumas foram aceitas, mas ele não diz quantas foram aceitas, apenas ele diz que cinco sétimo foram rejeitadas.

      Partido dessa informação podemos dizer que dois sétimo foram aceitos.

      Lembre que a parte de baixo (denominador) da fração representa em quantas partes esse todo foi dividido, nesse caso 420.
      Dividindo 420 por 7 é igual a 60
      60 multiplicado pelo número que esta acima (numerador) da fração é igual a 300 esse é o número dos que foram rejeitados. 300 para 420 esta faltando 120, logo o total dos que foram aceito é igual a 120 pessoas.

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    5. É só fazer 5*420 e depois divide por 7, vai dá 300 depois é só pegar o 300 que foi o número de rejeição e subtrair com 420 que vai dá 120 que vai o número de aceitos.

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    6. O seu raciocínio esta certo. O problema que uma questão como essa pode levar o aluno a errar a resposta se não seguir os passos apresentados acima.

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  5. Como que se faz para achar esse numerador 2

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    1. Você não citou a questão e a letra. Se sua dúvida for com relação a questão 5.

      Observação: vou usar esse sinal / para indicar o traço da fração.

      A questão diz que foram rejeitados 5/7
      para achar o numerador é só subtrair 7 de 5: ( 7 - 5 = 2), pois o todo da fração corresponde a 7/7.
      Espero ter tirado sua dúvida.

      Bons estudos.

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  6. Este comentário foi removido pelo autor.

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  7. muito bom esse site

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  8. Preciso do gabarito da pagina 41 do livro de matematica praticando matematica do 7 ano porfavor!obrigada.

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    1. Eu sinto muito em não pode te ajudar, que eu conheço esse livro mas, infelizmente eu não tenho. Veja no final do livro se ele não tem as respostas, geralmente os autores colocam no final do livro as respostas dos exercícios.

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  9. Infelizmente no livro não tem resposta não livro eja moderna obg

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  10. Infelizmente no livro não tem resposta não livro eja moderna obg

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  11. O livro que eu tenho é eja moderna não tem gabarito obg

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  12. O livro que eu tenho é eja moderna não tem gabarito obg

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  13. Muito Bom ...me ajudou muito

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  14. Este comentário foi removido pelo autor.

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  15. Este comentário foi removido pelo autor.

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  16. Alguém me ajuda como calculo a fração a seguir 2 5sobre6 + 3 7sobre8

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  17. Alguém me ajuda como calculo a fração a seguir 2 5sobre6 + 3 7sobre8

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  18. Alguém me ajuda como calculo a fração a seguir 2 5sobre6 + 3 7sobre8

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    1. Bom dia Niki! Olhe você viu que o espaço aqui não dar para escreve fórmulas matemáticas.
      Eu não consegui entende o que você escreveu.
      Se é

      25:6+3 ( 25 dividido por 6+3)
      7:8 (8 dividido por 8)

      Os números ou letras que ficam encima do traço é chamados de numeradores
      Os números ou letras que ficam abaixo do traço é chamados de numeradores.

      Se tive como você mandar via email, é só anexa.
      Abraços.

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    2. oi,queria saber todas as respostas ou vc desponibilizar um gabarito

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  19. Muito bom...ensinando minha filha...muito bem explicado.Grata.

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  20. Muito bom...ensinando minha filha...muito bem explicado.Grata.

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  21. Na última eu fiz 420 dividido pra 7 =60
    60x5=300
    300-420=120 pessoas aceitas

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  22. Na última eu fiz 420 dividido pra 7 =60
    60x5=300
    300-420=120 pessoas aceitas

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    1. Parabéns. O importante que você encontrou uma outra maneira de encontrar a mesma resposta. Dividiu pelo denominador, depois multiplicou o resultado pelo numerador, e o resultado subtraiu do total.

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  23. Olá, poderia esclarecer o exercício 2b e 2d.Obrigado

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  24. Olá, poderia esclarecer o exercício 2b e 2d.Obrigado

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    1. Silverio Marques.

      Na questão 2 temos algumas adições ou subtrações de frações com denominadores diferentes.
      Quando isso ocorre, calcula-se o M.M.C antes para igualar os denominadores.

      Os denominadores da letra( b) são: 2, 3 e 6. Após fazer o calculo o novo denominador será 6.

      Divide 6 por cada um dos denominadores anteriores, o resultado multiplica pelo numerador.
      6:2 = 3
      6:3 = 2
      6:6 = 1

      Multiplicando o resultado por cada um dos numeradores anteriores para formar a nova fração.
      3x1=3
      2x1=2
      1x5=5

      Para finalizar repete o denominador que é 6 e soma os numeradores que são:3, 2 e 5.

      O mesmo processo serve também quando estamos subtraindo duas frações com denominadores diferentes.

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  25. a D da 2 n da certo pois n bate com a verdadeira resposta

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  26. a D da 2 n da certo pois n bate com a verdadeira resposta

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  27. Olá, bom dia!
    Por favor, vc poderia me esclarecer a resposta da questão 3 letra D?

    Obrigada!!!

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    1. Na 3° questão letra D, eu simplifique os numeradores com os denominadores.
      Dividi
      4:4 =1
      8:4=2

      9:9 = 1
      45:9=5

      Depois montei a nova fração com esses resultado, e ai sim resolvi a multiplicação (produto)
      Multiplicando numerador com numerador e denominador com denominador.

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    2. Obrigada, professor!

      =*

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  28. Ainda não consegui entender a resposta da questão 3 letra D, poderia explicar mais detalhadamente?

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    1. A questão 3 letra D tratar-se de uma multiplicação de frações. Você multiplica o numerador com o numerador e o denominador com o denominador.

      Depois, se dê para simplificar (reduzir) a fração você faz. No caso da questão 3 letra D, eu simplifiquei a fração antes de resolver as multiplicações.

      Mas você podia fazer assim: ( / símbolo que indica divisão)
      (4/45) . (9/8) = 36/360

      Veja que o resultado foi 36/360
      Agora é só simplificar, dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número.

      Simplificando por 9 resultado vai ser
      4/40

      Ainda posso simplificar por 4
      Resultado final vai ficar
      1/10 foi o resultado que deu no exercício 3 letra D

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  29. Vc poderia esclarecer a 4d? Obrigada

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    1. 4d) Trata-se de uma divisão de frações.
      Conserva a primeira fração, isto é, não muda nada. A segunda fração inverte, isto é, o que esta em baixo vai pra cima. Trocar-se o sinal da divisão pela multiplicação.

      Depois multiplica-se numerador com numerador e denominador com denominador.

      Resultado foi

      30/45
      depois simplifiquei dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número

      30:3 = 10
      45:3=15
      Dividindo mais uma vez
      10:5=2
      15:5=3

      Resultado final: 2/3

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    2. tambem presciso de um gabarito professor

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    3. Os exercícios que posto no blog quase todos tem a resposta dada passo a passo. Esse mesmo se você olhar as resposta vem logo em seguida.

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  30. Mui obrigado! Vai me ajudar a ser aprovado no concurso !

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  31. Vlw Professor Vergniaud S Tirei Minhas Duvidas Nesse Exercício...

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  32. só não conseguir entender o porque que a fração\frac{7}{7} representa o total de pessoas entrevistadas

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    1. 7/7 representa o todo, isto é, o número de pessoas que foram entrevistadas. Sendo assim fica mais fácil de fazer os cálculos que é pedido.

      Total de pessoas era de 420 pessoas.
      Divido esse total por 7. Que é igual a 60 pessoas.
      Em outras palavras o todo (número de pessoas foram dividido em 7 partes iguais)
      Pegando uma parte que é 60 e multiplico por 2 que é o número de pessoas aceitas na fração.

      Resposta final 120 pessoas aceitas.

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  33. só não conseguir entender o porque que a fração\frac{7}{7} representa o total de pessoas entrevistadas

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    1. porque representa a forma completa da fração, 1/2 = meio 2/2 seria o total...quando o numerador coincide com o denominador, pois nas frações o denominador representa o total de "partes existentes" e o numerador "partes consumidas"

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    2. não entendi a sua dúvida.
      Se você tem 2/2. Sim isso representa o todo 2/2=1
      Se você tem 1/2. Significa desse todo você esta trabalhando com a metade. ( um meio dessa fração)

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  34. Muito obrigado por este conteudo!

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  35. na 3 d ta errado pois 4.9=36 e 45.8=360

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  36. na 3 d ta errado pois 4.9=36 e 45.8=360

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    1. A resposta não esta errada.
      A sua explicação também esta certa.

      O problema que eu simplifiquei antes de fazer a multiplicação.

      Quando você simplificar você vai ver que a resposta vai ser a mesma.

      Bons estudos.

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  37. no caso da atividade 5, não é "quantos foi" e sim quantos foram. mesmo assim, obrigada por me ajudar em meus estudos

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  38. Respostas
    1. Vai na pasta de Download, os artigos lá postados, você pode imprimir.

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  39. Gostei de observar cada exercício e os comentários q os envolvem. Grata pela ajuda nos esclarecimentos..

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  40. Gostei de observar os exercícios e os comentários q os compõem...Fácil esclarecimento nas dúvidas encontradas.

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  41. Olá, a questão 2 letra D me parece errada, pois quando os denominadores da fração de soma ou subtração são diferentes, devemos fazer o m.m.c destes denominadores, até aí ok. Mais nesse caso o numerador deve ser a multiplicação do segundo denominador pelo primeiro numerador subtraindo pela multiplicação do primeiro denominador pelo segundo numerador. Porém vc deu o resultado do numerador fazendo a subtração direta dos numeradores, desta forma, não foi seguido a regra desta operação.

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    1. A regra diz o seguinte. Na adição ou subtração de frações com denominadores diferentes,deve iguala os denominadores antes de fazer a adição ou subtração dos numeradores.

      A resposta da questão esta certa.

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  42. Eu... Dorei esse site mais eu percebi que tem algumas coisas erradas. Mais pra mim , me ajudou a estuda pra minha prova. Muito obg seu vergniaud s

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  43. Este comentário foi removido pelo autor.

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  44. 👎👿👿👿😡😡😡😠😠😠😠😈😈😈😈😤😤😤😤👆👆👆👆👆👆

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  45. Ao encontrar algum erro em alguma questão, é só dizer qual a questão que aparece o erro, para que eu possa verificar e se estiver errada possa fazer a correção. Obrigado.

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  46. muito bom! obrigada mesmo!
    minha prova de matemática é amanhã e esse site é praticamente oque vai cair!
    obrigada vou mostra para minhas amigas pra ajudar elas também!

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  47. Muito bom.. teria como me mandar esse arquivo por e-mail? Achei muito bom..

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  48. hello, very good your blog. I learned a lot here, thanks

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  49. MUITO BOM!!!

    FIZ UM RESUMÃO AQUI, AOS POUCOS VOU ENTENDENDO MELHOR ESSE MUNDO DE FRAÇÕES.

    AGRADECIDA!

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  50. Bons exercícios me ajudou a ter algumas ideias e aprender um pouco mais sobre frações

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    1. Boa tarde João Ricardo! Gostei do seu site: "Exercícios Resolvidos". Vou adicionar o link do seu site em meu blog.


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  51. Dá pra resolver multiplicando 5/7 por 420, que vai dá no total de 300 rejeitados, logo se foram 300 rejeitados, vão ser 120 aprovados

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