24 de set. de 2013

DICAS PARA ESTUDAR PARA PROVA



“JAMAIS CONSIDERE SEUS ESTUDOS COMO UMA OBRIGAÇÃO, MAS COMO UMA OPORTUNIDADE INVEJÁVEL…”Albert Einstein.

Estudar realmente é uma tarefa muito trabalhosa e que necessita de muita dedicação e força de vontade, principalmente em relação aos assuntos e matérias em que temos maiores dificuldades. Para que você se dê bem na prova e aprenda o conteúdo da mesma, saiba que você deve estudar pelo menos uma hora todos os dias, e não apenas dias que antecedem a prova, seja ela da escola, do curso, da Faculdade, enfim, desta forma, você apenas decorará a matéria e mandará bem na prova, mas e depois, você lembra-se de algo relacionado? Pare e pensa, e seja sincero consigo mesmo, da última prova que você fez e da matéria que você estudou para realizá-la, o que você lembra? Este é um dos grandes problemas dos estudantes na atualidade, além da existirem atividades muito mais estimulantes do que o estudo e a preguiça são os grandes vilões do estudo. É válido ressaltar que estudar nos dias de hoje está muito mais fácil e simples, pois você não precisa recorrer a um livro específico, isto é, se direcionar a uma biblioteca, basta acessar a internet e pesquisar em questão de segundos, não?

 Outro problema dos alunos de hoje em dia é não aprimorar o seu conhecimento, ou seja, para a grande maioria, a matéria e o conteúdo apresentado é o que basta, não há interesse por parte do aluno de pesquisar e estudar um pouco mais a fundo, algo que tenha ficado subentendido. Além disso, é o professor que tem como responsabilidade ensinar a matéria, e não eles mesmos, isto é, os alunos desejam conteúdo já pronto para a prova. Então, se você quer tirar uma boa nota na prova, mande a preguiça e o desinteresse pra bem longe, e reserve um tempo do seu dia para estudar, em um ambiente silencioso, calmo, com boa iluminação e sem elementos de distração, como celular, televisão, rádio e outros, a não ser que você seja como muitos estudantes, os quais estudam ouvindo música ou assistindo TV.

Você acha que a matéria é difícil, mas você estudou? Pegue a apostila e o livro, procure resolver as listas de exercícios, e em caso de dúvidas pesquise-a na internet, mas se não obter sucesso, recorra ao professor. O principal ponto que não deve ser esquecido é que estudar para prova no dia anterior da aplicação da mesma, geralmente não funciona bem, pois você pode se confundir, principalmente se você for realizar duas provas em apenas um dia. Não consegue estudar sozinho? Então, chame alguns amigos para estudar com você, ou seja, monte um grupo de estudo, mas cuidado com as pessoas que você chame para fazer parte deste grupo, já que existem muitos alunos desinteressados que querem fazer de tudo um pouco, menos estudar. Assim, o grupo todo será prejudicado, pois terá um ser atrapalhando constantemente.

Estudar é um ato extremamente importante e que todos nós devemos valorizar. Quando uma pessoa estuda querendo ou não ela adquire mais inteligência, conhecimento e também enriquece o seu vocabulário, ajudando significantemente na sua interpretação de textos.   Existem diversas maneiras e formas de estudar. A pessoa pode optar por livros, cadernos, apostilas, pela internet, enfim, modos para estudar a pessoa possui aos montes, podendo escolher a vontade, só falta mesmo disposição e motivação em muitos casos. É isso mesmo caro leitor, quando uma pessoa deseja e está disposta a estudar, não há motivos e nem mesmo problemas que possam impedi-la. Ou vai dizer que você nunca viu alguém lendo um livro na fila de um banco, viajando no avião ou mesmo no carro ou ônibus? Estas são as pessoas que realmente querem aprender e estudar, pois quando pinta uma oportunidade ela faz, e sem ninguém mandar.
Estudar é algo muito necessário, pois é estudando que a pessoa desenvolve diversas funções psicológicas e operações mentais que ajudam o corpo humano. Durante o ato de estudar tais funções tem o objetivo de estruturar e tornar as cognitivas cada vez mais flexíveis, extensas e totalmente integradas à capacidade de estabelecer sempre originais relações e considerações expandir o conhecimento. Porém, não são todas as pessoas que assim acreditam ou mesmo se importam em ampliar o conhecimento. Mas, saiba caro leitor que para gostar de estudar, antes é preciso tentar. Você perceberá que terá mais assuntos para conversar com seus amigos e novas palavras para utilizar em uma conversa. Ser uma pessoa culta agrada e atrai muitas pessoas o que é algo que sem dúvidas todos desejam para seu cotidiano.

Como gostar de estudar

Poucas são as pessoas que estudam, e menos ainda as que gostam de estudar. Um número que realmente preocupa os professores, educadores e estudiosos; afinal de contas aqueles que não estudam, não poderão possuir um bom futuro e uma vida qualificada. Esta é a lei natural na vida, quem não batalha não consegue vencer na vida, ou será possível alguém conseguir vitória sem antes lutar?

Impossível, não é mesmo? Então vamos lhe disponibilizar algumas dicas para você que não encontra prazer em estudar, ou mesmo simplesmente não se preocupa em aprender e aumentar a sua cultura ou entendimento.

Em primeiro lugar pense em seu futuro, você deseja ser uma pessoa bem sucedida e culta? Se sua resposta for sim, você precisa então estudar. Pois assim seu currículo será bom e você poderá arrumar um bom trabalho, onde vai crescer profissionalmente e então adquirir sucesso em sua vida profissional, na carreira que escolher.

Este já é um motivo muito grande para você estudar, sem falar que pessoas inteligentes, cultas e que sabem conversar agradam a todos, pois possuem um bom papo, falam corretamente, e isso sem dúvidas atrai as pessoas. Quem sabe o significado de palavras diferentes, interpreta perfeitamente uma poesia ou texto, tem seu reconhecimento merecido, um mérito que sem dúvidas todos desejam, porém para alcançá-lo é preciso estudar e se esforçar.

Para gostar de estudar, eu aconselharia que você apenas começasse, pode ter certeza que você vai se interessar, pois perceberá que seu diálogo do cotidiano vai melhorar significantemente o que lhe proporcionará vontade de aprender. Comece lendo livros do gênero que gosta, escrevendo poesias e textos do modo como você prefere que assim a vontade vem conforme o tempo. Mas será forte para conseguir mudar este aspecto que é fundamental!

Nenhum comentário:

Postar um comentário