Eventos

I GINCANA CULTURAL



ORGANIZADORES:

PARTICIPANTES;
Alunos do Ensino Fundamental Maior Da Escola Municipal Dom Pedro II
Local: Própria escola
Data: 29/11/2104
Horário:7h e 30 min. às 12h



Objetivo Geral:

Aguçar  o gosto pelos estudos de forma lúdica e criativa integrando todas as disciplinas.

Objetivos específicos:

·         Despertar, nos alunos, nas diversas áreas de estudo.

·         Incentivar o trabalho em grupo, a solidariedade e o senso de responsabilidade.

·         Desenvolver o raciocínio lógico e outros conceitos relacionados.

As atividades aconteceram em dois momentos;

I- durante a preparação que vai do dia 10 ao dia 14 de novembro de 2014 serão expostas para os discentes em sala de aula, pelos professores orientadores as regras gerais e as tarefas que serão realizadas na gincana.

II- Nesse período o professor orientará em sala de aula as tarefas da gincana com o intuito de familiarizar o discente as atividades expostas.

III- Dia 29 de novembro de 2014, realizações das tarefas pelas equipes.



REGRAS GERAIS

Todas as equipes deverão respeitar os outros adversários e o Regulamento da Gincana;

Os alunos deverão estar atentos às orientações e ao tempo de execução das tarefas, divulgados pela coordenação da Gincana.

Cada equipe deverá eleger alunos que ficarão responsáveis pelas diversas atividades da gincana;

O nome dos alunos responsáveis pelas modalidades deverá constar da ficha de inscrição;

A Gincana será encerrada no pátrio da escola com apresentação da última tarefa e divulgação da equipe vencedora.


Da Pontuação:

As tarefas terão pontuação diferente;

Ganhará pontos extras a equipe que tiver;

1.      O melhor grito de guerra;

2.      A torcida mais animada e mais disciplinada;

3.      A torcida mais criativa e organizada nas apresentações das tarefas;

4.      Será avaliada a integração dos membros e o trabalho em equipe na realização das tarefas;

5.      A organização e o desenvolvimento das ações por parte dos alunos.

Perderão pontos a equipe que:

1.      Os alunos se desentenderem e/ou promoverem brigas; ( perda de 20 pontos)

2.      Os alunos não respeitarem os colegas das outras equipes; (perda de 20 pontos)

3.      Apresentar-se desorganizada nos momentos da Gincana; (perda de 10 pontos)

4.      Desobedecer ao comando do professor responsável.; (perda de 10 pontos)

OBSERVAÇÃO: 

O não cumprimento das regras da gincana pode ocasionar a desclassificação da equipe.

Haverá critérios de desempate, definidos pela comissão do evento. A coordenação decidirá pela disciplina, organização, criatividade e harmonia dos grupos.

As atividades terão um determinado tempo para serem executadas.


DA PREMIAÇÃO

A equipe vencedora ganhará 3,0 pontos.

A outra  equipe  ganhará 1,0 ponto.


OBSERVAÇÃO:
A pontuação será somada com a nota da IV avaliação em uma disciplina a escolha do aluno.



JURADOS:


*A comissão julgadora poderá ser formados por funcionários da escola e convidados;


Disciplinas
tarefas
pontuação
Língua Portuguesa
Soletrando
20
Recital de Poesia
10 a 20
Ciências
Desfile dos alunos com roupas feitas de materiais reciclados.
20
Geografia
Perguntas e respostas (Sergipe e Laranjeiras)
30
História
Cantar Hinos do Brasil, Sergipe e Laranjeiras
20
Inglês
Cantar música em Inglês
30
Artes
Desenhar caricatura de uma personalidade negra
20
Educação Física
Trazer no dia uma personalidade ilustre de Laranjeiras
30
Matemática
Construção de malha geométrica.
20
Atividade surpresa
20


Equipe A
 Equipe B
8ª A
6ª B
8ª B
5ª A
6ª A
5ª C
5ª B
Professores Orientadores
Carleide, Eloi, Patricia, Ricardo, Ezequiel, José
Gilma, Joyce, Rosilma, Vergniaud, Breno, Pedro












II - PROVA DE MATEMÁTICA
Dia 11 de junho de 2014


RECUPERAÇÃO SEMESTRAL


Dia 17 de junho de 2014









Dia 10 de fevereiro de 2014 
Início das aulas dom Pedro II.

Dia 24 de maio no turno da manhã 
apresentação dos trabalhos dos alunos.

10ª OLIMPÍADA DA OBMEP 2014 

Provas da 1a Fase - 27 de maio, terça-feira






GINCANA DE MATEMÁTICA
REGRAS E TAREFAS
1) Há um tempo limite para cada questão, terminado o tempo, caso algum grupo não tenha terminado, deverá entregar a atividade mesmo assim.
2) A atividade que estiver totalmente correta recebe a pontuação.
3) Caso a questão esteja incorreta ou incompleta, será considerado a parte realizada e atribuído-lhe o devido valor.
4) A classificação se dará pela soma de pontos de cada equipe.
5) Quando o grupo terminar a atividade antes do tempo determinado, deverá levantar a mão,  juntamente  a atividade e aguardar até que seja recolhida.
6) O Grupo que ficar em 1º  lugar receberá 4,0 pontos para cada participante. Para      ser adicionado com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
7) O grupo que ficar em 2º lugar, receberão 2,0  pontos, cada participante. Para ser adicionado com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
8) A equipe que faltar com respeito a equipe adversária será punida com perda de pontos (vaias, brigas...)
9) Os representantes que durante a realização das tarefas receber ajuda dos colegas a equipe  será desclassificada. Perdendo pontos para a equipe adversária.  
10) Havendo empate, o critério de desempate se dará pela maior pontuação a partir da primeira rodada de questões até que não haja mais empate.
11) Quaisquer outras observações não presentes, serão observadas posteriormente e em comum acordo com a maioria dos participantes.

ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS EQUIPES
 1º tarefa : Grito de guerra: ( 10 pontos )
A equipe deverá elaborar um grito de guerra, a avaliação dessa tarefa levara em consideração:
-Coerência na letra;
-Animação da equipe;
-Criatividade;
-Envolvimento de toda equipe.

2- Tangram com as figuras do tangram dois integrantes de cada equipe. deverão construir uma figura supressa. (15 pontos)
Tempo máximo: 10 minutos


 3- Desafios surpresa (Três desafios)
 -Um representante de cada equipe irá  resolver os desafios: Marca pontos que responde certa em menor espaço de tempo.( 30 pontos)
Tempo máximo: 15 minutos

4 – Caça- palavras - Um representante de cada equipe: (10 pontos)
Tempo máximo: 5 minutos.

5-Projeto Geometria- Cada equipe no dia devera trazer uma torta com formatos geométricos vence a mais criativa.(30 pontos).

6- Corrida da Tabuada. Calculo mental: (20 pontos)
Tempo: 10 minutos.

 7- Parodia. Cada equipe deverá parodiar uma música a critério, com temas relacionados a matemática:( 20 pontos)
tempo máximo:  10 minutos.

8 -  Problemática - Quem é o X?. Os alunos do 8º e 9º ano receberão duas equações do 1º grau cada um (as equações são iguais para todos ). (20 pontos)
Tempo máximo: 10 minutos

9-Caça ao tesouro – vários objetos espalhados pela escola e algumas pistas dada pela equipe organizadora para encontrá-las. (5 pontos para cada objeto encontrado).
Tempo máximo 10 minutos

10- Materiais recicláveis – marcam ponto a equipe que trouxe a maior quantidade de materiais. Que no final da apuração serão doados para o Senhor Elias Santos.
Latinhas de alumínio; Latinhas de ferro; Pet de 2l; Pet 1 a 1,75l; Pet inferior a um litro; Bateria; Bateria de celular.
(40 pontos )

Observação: O portão será fechado as 8h20min. Após esse horário não poderá entrar material recicláveis.

Exemplos de perguntas:
1-Três pessoas querem atravessar um rio bem fundo, nenhuma das três sabe nadar. Para essa tarefa elas possuem um barco, mas sabem que o barco suporta no máximo 150 quilogramas. Elas pesam cinquenta, setenta e cinco, e cem quilogramas. Como farão nossos personagens para atravessar o rio?
RESP: Atravessam, no barco, o personagem que pesa 50 e o de 75, mas apenas o de 50 retorna trazendo o barco de volta. E ele fica novamente nessa margem, e apenas o de 100 quilogramas atravessa dessa vez, e quem retorna com o barco, é o de 75, que volta para buscar o de 50, e os dois atravessam o rio e terminam a travessia.
2- Quanto tempo leva um trem, de um quilômetro de comprimento, para atravessar um túnel de um quilômetro de comprimento, sabendo que o trem possui velocidade igual a um quilômetro por minuto?
RESP: Dois minutos. O trem leva um minuto para se encontrar todo dentro do túnel, e mais um minuto para sair completamente, logo leva dois minutos para atravessá-lo completamente.
3- Três gatos demoram um minuto e meio para apanhar três ratos, quanto tempo levará para cem gatos apanharem cem ratos?

RESP: Um minuto e meio. Três gatos apanham três ratos em um minuto e meio, logo cada gato leva um minuto e meio para apanhar cada rato, o que não mudará com cem gatos e cem ratos.

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