Frequentemente deparamos com frases ou notícias desse tipo:
"Anael aprova reajuste de até 32% em tarifas de energia em seis Estados."
"Pesquisa prevê que a taxa de desemprego mundial, que era de 5,5% em 2007 e chegou a 6% em 2013, se mantenha na faixa de 5,9% até 2017 e volte a 6% no ano seguinte. Em 2014, a taxa geral foi de 5,9%, chegando a 7,7% entre os 20 países de economias desenvolvidas e a 5% nas emergentes."
Quando escrevemos 8% lê-se oito por cento, podemos escrever isso em forma de razão também chamada de razão centesimal.
Por cento é uma expressão representada pelo símbolo %.
Observe:
RAZÃO CENTESIMAL TAXA PORCENTUAL
8%
Transformando algumas em razão em razão centesimal e taxa porcentual:
Observe:
RAZÃO CENTESIMAL TAXA PORCENTUAL
8%
Transformando algumas em razão em razão centesimal e taxa porcentual:
Também podemos escrever as razões centesimal em forma de números decimais:
Para o aluno entender como funciona alguns cálculos de porcentagem, é necessário que ele tenha um certo conhecimento de razão, proporções e regra de três simples.
Montando a proporção:
x é a taxa porcentual que procuramos
Multiplica-se as duas razões cruzadas
5 . x = 1 . 100
5x = 100
x = 20
logo a taxa porcentual é 20%.
Multiplica-se as duas razões cruzadas
5 . x = 1 . 100
5x = 100
x = 20
logo a taxa porcentual é 20%.
PROBLEMAS DE PORCENTAGEM
Exemplos:
a) Numa sala de aula com 50 alunos, 20% são meninos. Quantos são os meninos desta sala de aula?
Resposta:
Vamos resolver usar alguns métodos diferentes para encontrar a mesma resposta.
Multiplicamos 50 por 0,2 para encontrar o total de meninos.
0,2 x 50 = 10
São 10 meninos.
Multiplica-se cruzado:
a) Numa sala de aula com 50 alunos, 20% são meninos. Quantos são os meninos desta sala de aula?
Resposta:
Vamos resolver usar alguns métodos diferentes para encontrar a mesma resposta.
1º método:
Transformamos 20% em uma razão centesimal, depois escrevemos na forma decimalMultiplicamos 50 por 0,2 para encontrar o total de meninos.
0,2 x 50 = 10
São 10 meninos.
2º método:
Usando regra de três simples:Multiplica-se cruzado:
100x = 20 . 50
100x = 1000
x= 10 meninos é a resposta.
3º método:
Dividimos o resultado por 100
10 meninos é a resposta.
b) Um grupo de alunos está organizando uma excursão, sendo que dos 35 alunos deste grupo apenas 80% vão participar da excursão. Quantos alunos vão a essa excursão?
1º método:
Transformamos 80% em uma razão centesimal, depois escrevemos na forma decimal
Multiplicamos 35 por 0,8 para encontrar o total de meninos.
35 x 0,8 = 28
total de 28 alunos vão participar da excursão.
Usando regra de três simples:
Multiplica-se cruzado:
Multiplicamos 35 por 0,8 para encontrar o total de meninos.
35 x 0,8 = 28
total de 28 alunos vão participar da excursão.
2º método:
Usando regra de três simples:
Multiplica-se cruzado:
100 . X = 80 . 35
100X = 2800
total de 28 alunos vão participar da excursão.
Significados das letras usadas:
Exemplos:
a) O preço de um aparelho é de R$ 1500,00.Durante uma liquidação, anuncia-se o mesmo aparelho com desconto de 12%. Qual o preço deste aparelho nesta liquidação?
Resposta:
Dados:
i = 12%
c = R$ 1500,00
p=?
Encontramos o valor da porcentagem, falta calcular o preço final do aparelho.
Pegamos o valor inicial e subtraímos do desconto
1500 - 180 = 1320
Resposta final: R$ 1320,00 foi o preço do aparelho com o desconto de 12%.
b) Um vendedor recebe 3% de comissão sobre o total da venda que realiza por mês. Sabendo-se que vendeu R$ 5000,00, qual a quantia que recebeu como comissão?
Resposta:
Dados:
i =3%
c = R$ 5000,00
p=?Resposta final: R$ 150,00 é a sua comissão referente aquele mês.
Vamos ao cálculo do capital:
Esta fórmula foi originada da anterior, logo as letras têm os mesmos significados.
Exemplos:
a) Comprei um aparelho e tive um desconto de R$ 25,00, que corresponde à taxa de 5%. Qual o preço deste antes do desconto?
Resposta:
Dados:
p= R$ 25,00
i = 5%
c=?
c= 500
O preço do aparelho antes do desconto era de R$ 500,00
b) Na compra de um computador obtive um desconto de R$ 152,00, o que equivale a 8% do preço do computador. Qual era o preço deste computador antes do desconto?
Resposta:
Dados:
p = R$ 152,00
i=8%
c=?
O preço do computador antes do desconto era de R$ 1900,00
Vamos ao cálculo da taxa:
Esta fórmula foi originada da anterior, logo as letras têm os mesmos significados.
Exemplos:
a) Ao comprar uma mercadoria no valor de R$ 3200,00, João obteve um desconto de R$ 64,00. De quantos por cento foi o desconto?
Resposta:
Dados:
c= R$ 3200,00
p= R$ 64,00
i = ?
i= 2%
b) Na compra de uma TV, obtive um desconto de R$ 330,00. A televisão custava R$ 1650,00. De quantos por cento foi o desconto?
Resposta:
Dados:
c= R$ 1650,00
p= 330,00
i= ?
i= 20%
Agora é sua vez. Responda as perguntas abaixo:
1) Numa cidade há 50 000 habitantes, dos quais apenas 18% têm mais de 40 anos de idade. Quantos habitantes desta cidade têm idade superior a 40 anos?
2) Numa classe foram reprovados 15% dos alunos, isto é, 9 alunos. Quantos alunos havia nesta classe?
3) Uma fábrica possui 500 operários, dos quais 100 são mulheres. Quantos por cento dos operários correspondem as mulheres?
CONFIRA SUA RESPOSTA:
1) 9000 habitantes
2) 60 alunos
3) 20%
Exemplos:
a) Ao comprar uma mercadoria no valor de R$ 3200,00, João obteve um desconto de R$ 64,00. De quantos por cento foi o desconto?
Resposta:
Dados:
c= R$ 3200,00
p= R$ 64,00
i = ?
i= 2%
b) Na compra de uma TV, obtive um desconto de R$ 330,00. A televisão custava R$ 1650,00. De quantos por cento foi o desconto?
Resposta:
Dados:
c= R$ 1650,00
p= 330,00
i= ?
i= 20%
Agora é sua vez. Responda as perguntas abaixo:
1) Numa cidade há 50 000 habitantes, dos quais apenas 18% têm mais de 40 anos de idade. Quantos habitantes desta cidade têm idade superior a 40 anos?
2) Numa classe foram reprovados 15% dos alunos, isto é, 9 alunos. Quantos alunos havia nesta classe?
3) Uma fábrica possui 500 operários, dos quais 100 são mulheres. Quantos por cento dos operários correspondem as mulheres?
CONFIRA SUA RESPOSTA:
1) 9000 habitantes
2) 60 alunos
3) 20%
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