I GINCANA DE MATEMÁTICA - 2018
Professor organizador: Vergniaud
Objetivo: Estimular a participação e o interesse pelos estudos, principalmente da matemática, para que o mesmo explore sua capacidade de trabalho em grupos e organização.
REGRAS E
TAREFAS
1) Há um tempo limite para cada
questão, terminado o tempo, caso algum grupo não tenha terminado, deverá
entregar a atividade mesmo assim.
2) A atividade que estiver
totalmente correta recebe a pontuação máxima.
3) Caso a questão esteja incorreta
ou incompleta, será considerado a parte realizada e atribuído-lhe o devido
valor.
4) A classificação se dará pela
soma de pontos de cada equipe.
5) Quando o grupo terminar a
atividade antes do tempo determinado, deverá levantar a mão, juntamente
a atividade e aguardar até que seja recolhida.
6) O Grupo que ficar em 1º
lugar receberá 5,0 pontos para cada participante.
Para ser adicionado com a IV avaliação na
disciplina de Matemática.
7) O grupo que ficar em 2º lugar,
receberão 3,0 pontos, cada participante. Para ser
adicionado com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
8) A equipe que faltar com respeito
a equipe adversária será punida com perda de pontos (vaias, brigas...)
9) Os representantes que durante a
realização das tarefas receber ajuda dos colegas a equipe será
desclassificada. Perdendo pontos para a equipe adversária.
10) Havendo empate, o critério de
desempate se dará pela maior pontuação a partir da primeira rodada de questões
até que não haja mais empate.
11) Quaisquer outras observações
não presentes, serão observadas posteriormente e em comum acordo com a maioria
dos participantes.
ATIVIDADES A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS EQUIPES
1 1 -Grito de guerra: ( 20 pontos )
A equipe deverá elaborar um grito de guerra. A avaliação
dessa tarefa levara em consideração:
-Coerência na letra;
-Animação da equipe;
-Criatividade;
-Envolvimento de toda equipe.
2- Tangram com
as figuras do tangram os integrantes de cada equipe deverão construir
uma figura supressa. (50 pontos)
Tempo máximo: 15 minutos
3- Desafios surpresa (1
desafio)
Cada equipe irá resolver o desafio: Marca pontos a
equipe que resolver em menor espaço de tempo.( 30 pontos)
Tempo máximo: 15 minutos
4 – Caça- palavras – (10 pontos)
Tempo máximo: 10 minutos.
5-Projeto Geometria- Cada equipe no dia devera trazer duas cartolinas com desenhos de malha geométricas, vence a mais criativa. (50 pontos).
6- Perguntas e
resposta. Perguntas surpresas. (50 pontos)
Tempo: 10 minutos.
7- Paródia ou rap. Cada equipe deverá parodiar
uma música a critério, com temas relacionados a matemática:( 40 pontos)
tempo máximo: 10 minutos.
8- Circuito
maluco. Vence a equipe que chegar primeiro
no ponto final. (30 pontos)
9 – Vídeo gravado com aluno dando aula de matemática, de
quaisquer assuntos, a escolha da equipe
(100 pontos)
10-Quebra cabeça: 2
pessoas por equipe ( 50 pontos).
Tempo máximo 10 minutos.
Observação: As tarefas serão feitas por alunos diferentes,
isto é, todos devem participar.
II GINCANA DE MATEMÁTICA
Objetivo: Estimular a curiosidade, interesse e criatividade do discente, para que o mesmo explore novos caminhos na aplicação da Matemática, contribuindo e facilitando a aprendizagem da mesma.
Professores organizadores: Laudicéia e Vergniaud.
Professores organizadores: Laudicéia e Vergniaud.
Local: Quadra de esporte de Pedra Branca
Data: 20/01/2017
Horário: 14h
EQUIPE A:
5ª SÉRIE A (6º ANO A)
6ª SÉRIE B (7º ANO B)
7ª SÉRIE A
8ª SÉRIE B
EQUIPE B:
5ª SÉRIE B ( 6º ANO B)
6ª SÉRIE A ( 7º ANO A)
7ª SÉRIE B
8ª SÉRIE A
PROFESSORES ORIENTADORES
EQUIPE A:
CARLEIDE; PATRÍCIA; ROSILMA e RICARDO
EQUIPE B:
MARIA ELÓI; BRENO; EZEQUIEL e MAURÍCIO.
II GINCANA DE MATEMÁTICA
ESCOLA MUNICIPAL D. PEDRO II
DIA 20/01/2017 EQUIPE:___________________________
AS 14H:00
ANO/SÉRIE________________________
|
TAREFAS
|
Tempo máximo para a
realização da prova
|
PONTOS
|
Data da prova
|
|
1ª FAIXA
|
Fazer uma faixa de 2 metros e colocar em um
lugar público
|
50
|
10/01/2017
|
|
2ª TRABALHANDO
GEOMETRIA
|
Montar uma figura surpresa com as peças do
TRANGRAN
|
5 minutos,
|
20 ou 10
|
20/01/2017
|
3ª CONSTRUÇÃO
GEOMÉTRICA
|
Os alunos vão
construir usando materiais uma tarefa surpresa.
Material pode ser
caixa, papel, cola...
|
20 ou 10
|
18/01/2017 entrega
do material.
20/01/2017 realização
da tarefa
|
|
4ª Matemática e arte
|
apresenta um jogral, mostrando que interfere
na aprendizagem. ( 8 pessoas por equipe)
|
10 minutos
|
50 ou 25
|
10/01/2017 inscrição do grupo.
20/01/2017 apresentação |
5ª Matemática é show
|
Criar e apresentar
uma paródia, envolvendo assuntos de matemática. (8 pessoas por equipe)
|
5 minutos
|
20 ou 10
|
10/01/2017 inscrição do grupo.
20/01/2017 apresentação |
6ª Jogo matemático
|
Confeccionar um jogo
envolvendo assuntos de matemática com material reciclável
Nome do jogo:
Regras:
|
10 minutos
|
30
melhor jogo
20 melhor confecção
15 apresentação
|
20/01/2017
|
7ª Circuito maluco
|
Surpresa com
perguntas diversificadas
|
20 a 10
|
20/01/2017
|
|
8ª grito de guerra
|
Identificação da
turma
Disciplina e
organização
|
20 a 10
|
20/01/2017
|
Observação:
O aluno que participar de uma tarefa não poderá participar de outra.
1ª lugar: pontuação máxima para a matéria de matemática
10,0
2ª lugar:
pontuação surpresa.
Pontuação para as demais matérias.
2,0 pontos para o 1º lugar
1,0 ponto para o 2° lugar.
2,0 pontos para o 1º lugar
1,0 ponto para o 2° lugar.
I GINCANA CULTURAL 2014
ORGANIZADORES:
PARTICIPANTES;
Alunos
do Ensino Fundamental Maior Da Escola Municipal Dom Pedro II
Local:
Própria escola
Data:
29/11/2014
Horário:7h
e 30 min. às 12h
Objetivo
Geral:
Aguçar o gosto pelos estudos de
forma lúdica e criativa integrando todas as disciplinas.
Objetivos
específicos:
·
Despertar, nos
alunos, nas diversas áreas de estudo.
·
Incentivar o
trabalho em grupo, a solidariedade e o senso de responsabilidade.
·
Desenvolver o
raciocínio lógico e outros conceitos relacionados.
As
atividades aconteceram em dois momentos;
I- durante a preparação
que vai do dia 10 ao dia 14 de novembro de 2014 serão expostas para os
discentes em sala de aula, pelos professores orientadores as regras gerais e as
tarefas que serão realizadas na gincana.
II- Nesse período o
professor orientará em sala de aula as tarefas da gincana com o intuito de
familiarizar o discente as atividades expostas.
III- Dia 29 de novembro
de 2014, realizações das tarefas pelas equipes.
REGRAS GERAIS
Todas as equipes deverão respeitar os outros
adversários e o Regulamento da Gincana;
Os alunos deverão estar atentos às orientações e ao
tempo de execução das tarefas, divulgados pela coordenação da Gincana.
Cada equipe
deverá eleger alunos que ficarão responsáveis pelas diversas atividades da
gincana;
O nome dos
alunos responsáveis pelas modalidades deverá constar da ficha de inscrição;
A Gincana
será encerrada no pátrio da escola com apresentação da última tarefa e
divulgação da equipe vencedora.
Da Pontuação:
As tarefas terão pontuação diferente;
Ganhará pontos extras a equipe que tiver;
1. O melhor
grito de guerra;
2. A torcida
mais animada e mais disciplinada;
3. A torcida
mais criativa e organizada nas apresentações das tarefas;
4. Será
avaliada a integração dos membros e o trabalho em equipe na realização das
tarefas;
5. A
organização e o desenvolvimento das ações por parte dos alunos.
Perderão pontos a equipe que:
1. Os alunos
se desentenderem e/ou promoverem brigas; ( perda de 20 pontos)
2. Os alunos
não respeitarem os colegas das outras equipes; (perda de 20 pontos)
3. Apresentar-se
desorganizada nos momentos da Gincana; (perda de 10 pontos)
4. Desobedecer
ao comando do professor responsável.; (perda de 10 pontos)
OBSERVAÇÃO:
O não cumprimento das regras
da gincana pode ocasionar a desclassificação da equipe.
Haverá critérios de desempate,
definidos pela comissão do evento. A coordenação decidirá pela disciplina,
organização, criatividade e harmonia dos grupos.
As atividades terão um determinado tempo para
serem executadas.
DA PREMIAÇÃO
A equipe vencedora ganhará 3,0 pontos.
A outra
equipe ganhará 1,0 ponto.
OBSERVAÇÃO:
A pontuação será somada com a nota da IV
avaliação em uma disciplina a escolha do aluno.
JURADOS:
*A comissão julgadora
poderá ser formados por funcionários da escola e convidados;
Disciplinas
|
tarefas
|
pontuação
|
Língua
Portuguesa
|
Soletrando
|
20
|
Recital
de Poesia
|
10
a 20
|
|
Ciências
|
Desfile
dos alunos com roupas feitas de materiais reciclados.
|
20
|
Geografia
|
Perguntas
e respostas (Sergipe e Laranjeiras)
|
30
|
História
|
Cantar
Hinos do Brasil, Sergipe e Laranjeiras
|
20
|
Inglês
|
Cantar
música em Inglês
|
30
|
Artes
|
Desenhar
caricatura de uma personalidade negra
|
20
|
Educação
Física
|
Trazer
no dia uma personalidade ilustre de Laranjeiras
|
30
|
Matemática
|
Construção
de malha geométrica.
|
20
|
Atividade
surpresa
|
20
|
Equipe
A
|
Equipe B
|
8ª
A
|
7ª
|
6ª
B
|
8ª
B
|
5ª
A
|
6ª
A
|
5ª
C
|
5ª
B
|
Professores Orientadores
|
|
Carleide,
Eloi, Patricia, Ricardo, Ezequiel, José
|
Gilma,
Joyce, Rosilma, Vergniaud, Breno, Pedro
|
I GINCANA DE MATEMÁTICA - 2013
Professores organizadores: Maria Elói e Vergniaud
REGRAS E TAREFAS
1) Há um tempo limite para cada
questão, terminado o tempo, caso algum grupo não tenha terminado, deverá
entregar a atividade mesmo assim.
2) A atividade que estiver
totalmente correta recebe a pontuação.
3) Caso a questão esteja
incorreta ou incompleta, será considerado a parte realizada e atribuído-lhe o
devido valor.
4) A classificação se dará pela
soma de pontos de cada equipe.
5) Quando o grupo terminar a
atividade antes do tempo determinado, deverá levantar a mão, juntamente a atividade e aguardar até que seja recolhida.
6) O Grupo que ficar em 1º lugar receberá 4,0 pontos para cada participante. Para ser adicionado com a IV avaliação na
disciplina de Matemática.
7) O grupo que ficar em 2º lugar,
receberão 2,0 pontos, cada participante. Para ser adicionado
com a IV avaliação na disciplina de Matemática.
8) A equipe que faltar com
respeito a equipe adversária será punida com perda de pontos (vaias, brigas...)
9) Os representantes que durante
a realização das tarefas receber ajuda dos colegas a equipe será desclassificada. Perdendo pontos para a
equipe adversária.
10) Havendo empate, o critério de
desempate se dará pela maior pontuação a partir da primeira rodada de questões
até que não haja mais empate.
11)
Quaisquer outras observações não presentes, serão observadas posteriormente e
em comum acordo com a maioria dos participantes.
ATIVIDADES
A SEREM DESENVOLVIDAS PELAS EQUIPES
1º tarefa : Grito de guerra: ( 10 pontos )
A equipe
deverá elaborar um grito de guerra, a avaliação dessa tarefa levara em consideração:
-Coerência
na letra;
-Animação
da equipe;
-Criatividade;
-Envolvimento de toda equipe.
2- Tangram
com as figuras do tangram dois integrantes de cada equipe. deverão
construir uma figura supressa. (15
pontos)
Tempo
máximo: 10 minutos
3-
Desafios surpresa (Três desafios)
-Um representante de cada equipe irá resolver os desafios: Marca pontos que
responde certa em menor espaço de tempo.( 30 pontos)
Tempo
máximo: 15 minutos
4
– Caça- palavras - Um representante de cada equipe: (10
pontos)
Tempo máximo: 5 minutos.
5-Projeto
Geometria- Cada
equipe no dia devera trazer uma torta com formatos geométricos vence a
mais criativa.(30 pontos).
6- Corrida da Tabuada. Calculo mental: (20 pontos)
Tempo: 10 minutos.
7- Parodia. Cada equipe deverá parodiar
uma música a critério, com temas relacionados a matemática:( 20 pontos)
tempo máximo: 10 minutos.
8
- Problemática - Quem é o X?. Os
alunos do 8º e 9º ano receberão duas equações do 1º grau cada um (as equações
são iguais para todos ). (20 pontos)
Tempo máximo: 10 minutos
9-Caça
ao tesouro
– vários objetos espalhados pela escola e algumas pistas dada pela equipe
organizadora para encontrá-las. (5 pontos para cada objeto encontrado).
Tempo máximo 10 minutos
10-
Materiais recicláveis
– marcam ponto a equipe que trouxe a maior quantidade de materiais. Que no
final da apuração serão doados para o Senhor
Elias Santos.
Latinhas de alumínio; Latinhas de ferro;
Pet de 2l; Pet 1 a 1,75l; Pet inferior a um litro; Bateria; Bateria de celular.
(40 pontos )
Exemplos de perguntas:
1-Três
pessoas querem atravessar um rio bem fundo, nenhuma das três sabe
nadar. Para essa tarefa elas possuem um barco, mas sabem que o barco
suporta no máximo 150 quilogramas. Elas pesam cinquenta,
setenta e cinco, e cem quilogramas. Como farão nossos personagens para
atravessar o rio?
RESP: Atravessam, no barco, o personagem que
pesa 50 e o de 75, mas apenas o de 50 retorna trazendo o barco de volta. E
ele fica novamente nessa margem, e apenas o de 100 quilogramas atravessa dessa
vez, e quem retorna com o barco, é o de 75, que volta para buscar o de
50, e os dois atravessam o rio e terminam a travessia.
2- Quanto
tempo leva um trem, de um quilômetro de comprimento, para atravessar um túnel
de um quilômetro de comprimento, sabendo que o trem possui velocidade igual a
um quilômetro por minuto?
RESP: Dois minutos. O trem leva um minuto
para se encontrar todo dentro do túnel, e mais um minuto para sair
completamente, logo leva dois minutos para atravessá-lo completamente.
3- Três
gatos demoram um minuto e meio para apanhar três ratos, quanto tempo levará
para cem gatos apanharem cem ratos?
RESP: Um minuto e meio. Três gatos apanham
três ratos em um minuto e meio, logo cada gato leva um minuto e meio para
apanhar cada rato, o que não mudará com cem gatos e cem ratos.
Boa noite.
ResponderExcluirSou professor de matemática e visitei o seu blog.
Gostaria de saber se vc poderia me ajudar em falar como colocou no blog o aluno ter que digitar a senha para saber a nota.
Achei muito interessante.
Se puder me ajudar
Bom dia professor Cristiano!
ExcluirPosso sim ajudar, mas você não mandou seu email.
Qualquer coisa mande para o email; professorvergniaud@gmail.com.
O processo é um pouco trabalhoso.
Eu acrescentei mais uma página com o nome TESTE, você pode digitar essa senha 3846, para ver como fica o processo final, isto é, cada página dessa é vista apena pelos alunos da turma registada e cada turma tem a sua senha, que é mudada todo ano, quando muda de turma.
Boa sorte e aguardo resposta sua. O código só por email, fica difícil de explicar aqui o passo a passo.