15 de nov. de 2014

EXERCÍCIOS COM FRAÇÕES

1) Efetue as operações indicadas de adição e subtração com denominadores iguais:
















 


2) Efetue as operações indicadas:


















3) Efetue as multiplicações indicadas:


















4) Qual o resultado de cada divisão a seguir?


















5) Foram entrevistados 420 candidatos a uma determinada vaga de emprego. sabe-se que  5/7   desse número de candidatos foram rejeitados, quantos foram aceitos?


RESPOSTAS:
1)
Nas operações de adição e subtração de frações com mesmo denominador, repete-se o denominador e efetua as operações indicadas:











































2)
Nas operações de adição e subtração com denominadores diferentes, antes de efetuar as operações iguale os denominadores, em alguns casos as frações ainda podem ser simplificadas.







































3)
Na multiplicação com frações, multiplica-se numeradores com numeradores e denominadores com denominadores. Em alguns casos, para facilitar as multiplicações, pode ser feito o cancelamento antes.































   

4)
Nas divisões com frações conserva a primeira fração e inverter-se a segunda fração trocando o sinal da divisão pela multiplicação. Resolvendo como na multiplicação.










































5)Foram entrevistados 420 candidatos a uma determinada vaga de emprego. sabe-se que  5/7   desse número de candidatos foram rejeitados, quantos foram aceitos?

fração que representa o total de pessoas entrevistadas representado pela fração abaixo.





Total dos que foram rejeitados representado pela fração abaixo.





Total dos que foram aceitos representado na fração abaixo.





Verifique que:






Divide 420 por 7
420 : 7 = 60

Agora multiplica-se por 2 do numerador, que representa o número dos que foram aceitos para chegar ao resultado final, para encontrar o total de pessoas que foram aceitas.
60 x 2 = 120

Logo foram aceitos 120 pessoas.

Para encontrar o número de pessoas que não foram aceitas (rejeitadas), você pode multiplicar 5 pelo resultado da divisão de 420 por 7. Ou subtrair 420 por 120, o resultado será o mesmo.

60 x 5 = 300 esse é o resultado das pessoas que foram rejeitados.

300 pessoas foram rejeitadas.


98 comentários:

  1. Amigo a resposta da 4 letra c esta errada na simplificação se divide os dois números por 15 e o resultado é 1/2 avos.
    Estou avisando só para que seu blog não fique errado. Mas no geral ele é muito bom
    Espero ter ajudado ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela observação. Já foi feito a correção. Vergniaud

      Excluir
    2. EU SÓ QUERIA DIZER QUE NA 2 TEM ATIVIDADE REPETIDA A EA C

      Excluir
    3. EU SÓ QUERIA DIZER QUE NA 2 TEM ATIVIDADE REPETIDA A EA C

      Excluir
    4. Os valores são os mesmos mas, uma é uma adição de frações, enquanto a outra é uma subtração de frações.

      Excluir
    5. Site fácil demais, mais no geral é ótimo. Ótimo trabalho

      Excluir
    6. "um meio" e não "um dois avós"

      Excluir
    7. Algumas questões na parte da resolução foram trocados alguns números, logo as respostas ficaram diferentes.

      Excluir
    8. Eu conferir e não encontrei nenhum número trocado. Qualquer coisa cite a questão e a letra, para que eu possa conferir melhor. Obrigado

      Excluir
    9. A número 5 tá errada

      Excluir
  2. as respostas do segundo não conferem com o gabarito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, o que fiz foi dar a resposta sem repetir a expressão, mas vou fazer a correção para ficar mais fácil de entender.

      Excluir
  3. seu blog me ajudou muito para eu estudar para minha prova tomara que eu passe #7°anolavoueu vlw galera

    ResponderExcluir
  4. na ultima eu fiz assim :
    420x2 = 840
    840/7= 120 .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. O importante é que o aluno entenda que o 420 é o todo, e esse todo pode ser dividido pelo numerador que nesse caso é 7.

      A pergunta é quantos foram aceitos sabendo que cinco sétimo já foram rejeitado. Logo sobrou dois sétimo. E quanto é dois sétimo de 420?
      Ao dividi 420 por 7 achamos 60. Agora é só multiplicar o resultado da divisão pelo numerador que é 2.

      conferindo:
      60 x 5 = 300 (foram rejeitados)
      60 x 2 = 120 (foram aceitos)
      300 + 120 = 420 (total, confere)

      Abraço e bom estudo.

      Excluir
    3. Preciso que me expliquem melhor a questão 5, eu tenho um sério problema no cérebro e sou muito difícil de entender as coisas sabe? Rsrs (não levem a sério não tenho problema apenas tenho dificuldade em entender certas questões)

      Excluir
    4. Os alunos geralmente tem dificuldades de entende questões de matemática com problemas desse tipo envolvendo frações.

      O aluno precisa antes de resolver fazer procurar entende o que a questão esta pedindo.
      Nesta questão ele fala que de 420 pessoas entrevistada algumas foram aceitas, mas ele não diz quantas foram aceitas, apenas ele diz que cinco sétimo foram rejeitadas.

      Partido dessa informação podemos dizer que dois sétimo foram aceitos.

      Lembre que a parte de baixo (denominador) da fração representa em quantas partes esse todo foi dividido, nesse caso 420.
      Dividindo 420 por 7 é igual a 60
      60 multiplicado pelo número que esta acima (numerador) da fração é igual a 300 esse é o número dos que foram rejeitados. 300 para 420 esta faltando 120, logo o total dos que foram aceito é igual a 120 pessoas.

      Excluir
    5. É só fazer 5*420 e depois divide por 7, vai dá 300 depois é só pegar o 300 que foi o número de rejeição e subtrair com 420 que vai dá 120 que vai o número de aceitos.

      Excluir
    6. O seu raciocínio esta certo. O problema que uma questão como essa pode levar o aluno a errar a resposta se não seguir os passos apresentados acima.

      Excluir
  5. Como que se faz para achar esse numerador 2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você não citou a questão e a letra. Se sua dúvida for com relação a questão 5.

      Observação: vou usar esse sinal / para indicar o traço da fração.

      A questão diz que foram rejeitados 5/7
      para achar o numerador é só subtrair 7 de 5: ( 7 - 5 = 2), pois o todo da fração corresponde a 7/7.
      Espero ter tirado sua dúvida.

      Bons estudos.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. muito bom esse site

    ResponderExcluir
  8. Preciso do gabarito da pagina 41 do livro de matematica praticando matematica do 7 ano porfavor!obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sinto muito em não pode te ajudar, que eu conheço esse livro mas, infelizmente eu não tenho. Veja no final do livro se ele não tem as respostas, geralmente os autores colocam no final do livro as respostas dos exercícios.

      Excluir
  9. Infelizmente no livro não tem resposta não livro eja moderna obg

    ResponderExcluir
  10. Infelizmente no livro não tem resposta não livro eja moderna obg

    ResponderExcluir
  11. O livro que eu tenho é eja moderna não tem gabarito obg

    ResponderExcluir
  12. O livro que eu tenho é eja moderna não tem gabarito obg

    ResponderExcluir
  13. Muito Bom ...me ajudou muito

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Alguém me ajuda como calculo a fração a seguir 2 5sobre6 + 3 7sobre8

    ResponderExcluir
  17. Alguém me ajuda como calculo a fração a seguir 2 5sobre6 + 3 7sobre8

    ResponderExcluir
  18. Alguém me ajuda como calculo a fração a seguir 2 5sobre6 + 3 7sobre8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Niki! Olhe você viu que o espaço aqui não dar para escreve fórmulas matemáticas.
      Eu não consegui entende o que você escreveu.
      Se é

      25:6+3 ( 25 dividido por 6+3)
      7:8 (8 dividido por 8)

      Os números ou letras que ficam encima do traço é chamados de numeradores
      Os números ou letras que ficam abaixo do traço é chamados de numeradores.

      Se tive como você mandar via email, é só anexa.
      Abraços.

      Excluir
    2. oi,queria saber todas as respostas ou vc desponibilizar um gabarito

      Excluir
  19. Muito bom...ensinando minha filha...muito bem explicado.Grata.

    ResponderExcluir
  20. Muito bom...ensinando minha filha...muito bem explicado.Grata.

    ResponderExcluir
  21. Na última eu fiz 420 dividido pra 7 =60
    60x5=300
    300-420=120 pessoas aceitas

    ResponderExcluir
  22. Na última eu fiz 420 dividido pra 7 =60
    60x5=300
    300-420=120 pessoas aceitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns. O importante que você encontrou uma outra maneira de encontrar a mesma resposta. Dividiu pelo denominador, depois multiplicou o resultado pelo numerador, e o resultado subtraiu do total.

      Excluir
  23. Olá, poderia esclarecer o exercício 2b e 2d.Obrigado

    ResponderExcluir
  24. Olá, poderia esclarecer o exercício 2b e 2d.Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silverio Marques.

      Na questão 2 temos algumas adições ou subtrações de frações com denominadores diferentes.
      Quando isso ocorre, calcula-se o M.M.C antes para igualar os denominadores.

      Os denominadores da letra( b) são: 2, 3 e 6. Após fazer o calculo o novo denominador será 6.

      Divide 6 por cada um dos denominadores anteriores, o resultado multiplica pelo numerador.
      6:2 = 3
      6:3 = 2
      6:6 = 1

      Multiplicando o resultado por cada um dos numeradores anteriores para formar a nova fração.
      3x1=3
      2x1=2
      1x5=5

      Para finalizar repete o denominador que é 6 e soma os numeradores que são:3, 2 e 5.

      O mesmo processo serve também quando estamos subtraindo duas frações com denominadores diferentes.

      Excluir
  25. a D da 2 n da certo pois n bate com a verdadeira resposta

    ResponderExcluir
  26. a D da 2 n da certo pois n bate com a verdadeira resposta

    ResponderExcluir
  27. Olá, bom dia!
    Por favor, vc poderia me esclarecer a resposta da questão 3 letra D?

    Obrigada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na 3° questão letra D, eu simplifique os numeradores com os denominadores.
      Dividi
      4:4 =1
      8:4=2

      9:9 = 1
      45:9=5

      Depois montei a nova fração com esses resultado, e ai sim resolvi a multiplicação (produto)
      Multiplicando numerador com numerador e denominador com denominador.

      Excluir
    2. Obrigada, professor!

      =*

      Excluir
  28. Ainda não consegui entender a resposta da questão 3 letra D, poderia explicar mais detalhadamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A questão 3 letra D tratar-se de uma multiplicação de frações. Você multiplica o numerador com o numerador e o denominador com o denominador.

      Depois, se dê para simplificar (reduzir) a fração você faz. No caso da questão 3 letra D, eu simplifiquei a fração antes de resolver as multiplicações.

      Mas você podia fazer assim: ( / símbolo que indica divisão)
      (4/45) . (9/8) = 36/360

      Veja que o resultado foi 36/360
      Agora é só simplificar, dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número.

      Simplificando por 9 resultado vai ser
      4/40

      Ainda posso simplificar por 4
      Resultado final vai ficar
      1/10 foi o resultado que deu no exercício 3 letra D

      Excluir
  29. Vc poderia esclarecer a 4d? Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 4d) Trata-se de uma divisão de frações.
      Conserva a primeira fração, isto é, não muda nada. A segunda fração inverte, isto é, o que esta em baixo vai pra cima. Trocar-se o sinal da divisão pela multiplicação.

      Depois multiplica-se numerador com numerador e denominador com denominador.

      Resultado foi

      30/45
      depois simplifiquei dividindo o numerador e o denominador pelo mesmo número

      30:3 = 10
      45:3=15
      Dividindo mais uma vez
      10:5=2
      15:5=3

      Resultado final: 2/3

      Excluir
    2. tambem presciso de um gabarito professor

      Excluir
    3. Os exercícios que posto no blog quase todos tem a resposta dada passo a passo. Esse mesmo se você olhar as resposta vem logo em seguida.

      Excluir
  30. Mui obrigado! Vai me ajudar a ser aprovado no concurso !

    ResponderExcluir
  31. Vlw Professor Vergniaud S Tirei Minhas Duvidas Nesse Exercício...

    ResponderExcluir
  32. só não conseguir entender o porque que a fração\frac{7}{7} representa o total de pessoas entrevistadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7/7 representa o todo, isto é, o número de pessoas que foram entrevistadas. Sendo assim fica mais fácil de fazer os cálculos que é pedido.

      Total de pessoas era de 420 pessoas.
      Divido esse total por 7. Que é igual a 60 pessoas.
      Em outras palavras o todo (número de pessoas foram dividido em 7 partes iguais)
      Pegando uma parte que é 60 e multiplico por 2 que é o número de pessoas aceitas na fração.

      Resposta final 120 pessoas aceitas.

      Excluir
  33. só não conseguir entender o porque que a fração\frac{7}{7} representa o total de pessoas entrevistadas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque representa a forma completa da fração, 1/2 = meio 2/2 seria o total...quando o numerador coincide com o denominador, pois nas frações o denominador representa o total de "partes existentes" e o numerador "partes consumidas"

      Excluir
    2. não entendi a sua dúvida.
      Se você tem 2/2. Sim isso representa o todo 2/2=1
      Se você tem 1/2. Significa desse todo você esta trabalhando com a metade. ( um meio dessa fração)

      Excluir
  34. Muito obrigado por este conteudo!

    ResponderExcluir
  35. na 3 d ta errado pois 4.9=36 e 45.8=360

    ResponderExcluir
  36. na 3 d ta errado pois 4.9=36 e 45.8=360

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A resposta não esta errada.
      A sua explicação também esta certa.

      O problema que eu simplifiquei antes de fazer a multiplicação.

      Quando você simplificar você vai ver que a resposta vai ser a mesma.

      Bons estudos.

      Excluir
  37. no caso da atividade 5, não é "quantos foi" e sim quantos foram. mesmo assim, obrigada por me ajudar em meus estudos

    ResponderExcluir
  38. Respostas
    1. Vai na pasta de Download, os artigos lá postados, você pode imprimir.

      Excluir
  39. Gostei de observar cada exercício e os comentários q os envolvem. Grata pela ajuda nos esclarecimentos..

    ResponderExcluir
  40. Gostei de observar os exercícios e os comentários q os compõem...Fácil esclarecimento nas dúvidas encontradas.

    ResponderExcluir
  41. Olá, a questão 2 letra D me parece errada, pois quando os denominadores da fração de soma ou subtração são diferentes, devemos fazer o m.m.c destes denominadores, até aí ok. Mais nesse caso o numerador deve ser a multiplicação do segundo denominador pelo primeiro numerador subtraindo pela multiplicação do primeiro denominador pelo segundo numerador. Porém vc deu o resultado do numerador fazendo a subtração direta dos numeradores, desta forma, não foi seguido a regra desta operação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A regra diz o seguinte. Na adição ou subtração de frações com denominadores diferentes,deve iguala os denominadores antes de fazer a adição ou subtração dos numeradores.

      A resposta da questão esta certa.

      Excluir
  42. Eu... Dorei esse site mais eu percebi que tem algumas coisas erradas. Mais pra mim , me ajudou a estuda pra minha prova. Muito obg seu vergniaud s

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. 👎👿👿👿😡😡😡😠😠😠😠😈😈😈😈😤😤😤😤👆👆👆👆👆👆

    ResponderExcluir
  45. Ao encontrar algum erro em alguma questão, é só dizer qual a questão que aparece o erro, para que eu possa verificar e se estiver errada possa fazer a correção. Obrigado.

    ResponderExcluir
  46. muito bom! obrigada mesmo!
    minha prova de matemática é amanhã e esse site é praticamente oque vai cair!
    obrigada vou mostra para minhas amigas pra ajudar elas também!

    ResponderExcluir
  47. Muito bom.. teria como me mandar esse arquivo por e-mail? Achei muito bom..

    ResponderExcluir
  48. hello, very good your blog. I learned a lot here, thanks

    ResponderExcluir
  49. MUITO BOM!!!

    FIZ UM RESUMÃO AQUI, AOS POUCOS VOU ENTENDENDO MELHOR ESSE MUNDO DE FRAÇÕES.

    AGRADECIDA!

    ResponderExcluir
  50. Bons exercícios me ajudou a ter algumas ideias e aprender um pouco mais sobre frações

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde João Ricardo! Gostei do seu site: "Exercícios Resolvidos". Vou adicionar o link do seu site em meu blog.


      Excluir
  51. Dá pra resolver multiplicando 5/7 por 420, que vai dá no total de 300 rejeitados, logo se foram 300 rejeitados, vão ser 120 aprovados

    ResponderExcluir