15 de nov. de 2014

EXERCÍCIOS- TEOREMA DE PITÁGORAS

1. Use o teorema de Pitágoras e determine o valor de x em cada triângulo retângulo, ( considere medidas em cada triângulo como dadas na mesma unidade.)



2) Um fio foi esticado do topo de um prédio até a base de outro, conforme indica a figura. O valor mais próximo da medida do comprimento do fio é:


     a) 34 m.                  b) 35 m.                  c) 36 m.                    d) 37 m.



SOLUÇÃO:

1)
OBSERVAÇÃO: Para resolver esta questão o aluno deve lembrar do teorema de Pitágoras que diz: "O quadrado da hipotenusa é igual a soma dos quadrados dos catetos." ( a2 = b2 + c2 ).

O item e) vai envolver o conhecimento de PRODUTOS NOTÁVEIS e EQUAÇÃO DO 2º GRAU (equação biquadrada).

2)
Letra c

x2  = 202 + 302
x2  = 400 + 900
x2  = 1300




(exercícios tirados do livro: PROJETO TELÁRIS-Matemática 9. Luiz Roberto Dantes; pág.182).



23 comentários:

  1. Eu acho que a ultima questao a 2, o resultado deu errado? se eu nao me engano e
    x=36,05

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você tem razão, veja que eu disse a resposta certa, isto e, letra c, e fiz o cálculo errado. Obrigado por alerta.

      Excluir
    2. letra e) e S={6,-3}
      ACABEI DE FAZER

      Excluir
    3. Bom dia TONY, a sua resposta esta certa. Porém, como estamos tratando de lado de um triângulo, a gente só usa os números positivos. logo o menos três não serve.

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Obg mi ajudouuui muintooooooh 🎊🎉💭

    ResponderExcluir
  4. caramba me ajudo demais valeu

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Mim ajudou bastante. Obrigada

    ResponderExcluir
  7. então é dai que o meu professor tira as questões...

    ResponderExcluir
  8. te amo Victória ♥️

    ResponderExcluir
  9. Pode fazer um Com parentes por favor

    ResponderExcluir
  10. na questao c pq o 10 não ficou no quadrado ou eja multiplicado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A raiz quadrada de 10 elevado ao quadrado é 100 e a raiz quadrada de 100 é 10.

      Excluir