1-O quadrado de um número real inteiro é igual a sete vezes o número, menos 6. Qual é esse número?
2-O quadrado da diferença entre
um número real x e 3 é igual a cinco vezes o número x, diminuído de 1. Qual é
esse número x?
3-Na figura, a soma dos números
que estão na linha é igual à soma dos números que estão na coluna. Quais são os
valores reais de x que tornam verdadeira essa afirmação?
x2
|
-7
|
6x
|
13
|
||
-x
|
4-O número p de partidas que devem ser disputados em um torneio de voleibol, com turno e returno, pode ser calculado pela formula p=x(x-1), em que x indica o número de equipes que participam desse torneio. Se um torneio tem um total de 380 jogos, quantas equipes participaram desse torneio?
5- Quando você divide o polinômio x3 +6x2 – x – 6 por x +1, você tem uma divisão exata e um quociente Q(x). Quais
os valores reais de x que tornam o polinômio Q(x) igual a 0?
6-Uma pessoa distribui 240 balas
para um número x de crianças, se cada criança receber uma bala a menos, o
número de balas que cada criança vai receber será igual ao número de crianças.
Qual é o valor de x?
7- Os resgistros de temperatura
tomados entre 0 hora e 24 horas de um dia em uma zona rual se ajustam à fórmula
matemática abaixo, em que T representa a temperatura em graus Celsus, e x
representa as horas do dia. A que horas do período da tarde a temperatura
registrada foi de 9,6 ºC?
1) Antes temos que montar a expressão matemática. Vamos chamar este número de x.
x2 = 7x - 6 ( igualando a expressão a 0);
x2 - 7x + 6 = 0 (resolvendo a equação do 2° grau).
Solução: {1, 6}
2) O quadrado da diferença de x e 3 é;
(x-3)2
(x-3)2 =5x-1
(x2- 6x + 9)= 5x-1
x2- 6x + 9 = 5x-1( igualando a zero).
x2-6x + 9 - 5x+1=0
x2-11x+10=0
Solução: {1 ou 10}
3) Organizando os dados:
x2 -7 + 6x = 6x + 13 -
x
x2 -7 + 6x - 6x - 13 +
x = 0 ( igualando a zero);
x2 + x – 20 = 0
Solução:{-5 ou 4}
4)
P=x(x-1)
P ( números de partidas)
380 = x(x-1)
380 = x2 – x
x2 – x - 380 = 0
Resposta: 20 equipes.
x é o total de crianças
240 balas destribuidas para x crianças.
240 = x(x-1)
240 = x2
–x
x2- x
-240 =0
Resposta: 16 crianças.
Eliminando o denominador e resolvendo a potenciação, sabendo que T=9,6
96 = -(x2 – 24x + 144) + 100 ( tirando dos parentese);
96 = -x2 +
24x - 144 + 100 ( igualando a zero)
x2 - 24x + 140 = 0
(Atividade tirada do livro Conquista da Matemática-9º ano; página 122)
Muito bom, bem explicado, parabéns. Obrigado.
ResponderExcluirObrigado. Bons estudos para você.
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