1) Calcular o termo desconhecido nas proporções:
2) Calcular a terceira proporcional dos números:
a) 4 e 2 b) 2 e 10 c) 4 e 12 d) 10 e 30
3) Determinar a quarta proporcional de:
a) 6, 18 e 15 b) 8, 2 e 28 c) 8, 12 e 10 d) 12, 32 e 30
4) Determinar os valores desconhecidos, sabendo que a sucessões são diretamente proporcionais:
5) Determinar os valores desconhecidos nas sucessões inversamente proporcionais:
6) Marcos e Ana montaram uma pequena empresa. Marcos investiu R$ 1 500,00 e Ana R$ 2 500,00. Ao final de 6 meses, tiveram um lucro de R$ 3 000,00. Quanto coube a cada um deles?
7) Dividir 1000 em partes inversamente proporcionais a 1, 2, 3 e 4.
RESPOSTAS:
Observação: O conhecimento de razões e proporções ajudará no desenvolvimentos de atividades como regras de três e porcentagem.
Multiplica-se os extremos com os extremos e os meios com os meios, tipo cruzado.
Lembrando que o produto dos extremos é igual ao produto dos meios.
1)
A terceira proporcional é contínua, isto é, os meios são iguais. Observe que na resolução os meios estão em vermelhos.
3)
Observe que os meios destacados em vermelhos são diferentes, isto é, a quarta proporcional os meios não são iguais, como acontece na terceira proporcional.
12 = 32
30 x
12x = 30 . 32
12x = 960
x = 960
12
x = 80
4)
Vamos fazer por etapa conforme o exemplo anterior.
8 = 4 montando a primeira proporção e multiplicando cruzado, temos
16 y
8y = 16 . 4
8y = 64
y = 64
8
y = 8
8 = x
16 12
16x = 8 . 12
16x = 96
x = 96
16
x = 6
5)
6) Como a questão fala que a divisão do lucro é diretamente proporcional.
Devemos dividi o lucro que a empresa deu nesses 6 meses pelo total do investimento.
Marcos Ana Total
1500,00 + 2500,00 = 4000,00
Lucro Investimento
3000,00 : 4000,00 = 0,75
Para saber o valor que cada um vai receber, multiplica-se 0,75 pelo capital que cada um investiu.
Marcos 1500,00 x 0,75 = 1125,00
Ana 2500,00 x 0,75 = 1875,00
Sendo assim, Marcos vai receber R$1.125,00 e Ana R$ 1.875,00
7) Devemos procurar o inversos dos números dados: 1, 2, 3 e 4, vejamos como fica.
Depois iguala-se os denominadores tirando o M.M.C
Despreza-se os denominador ficando apenas com o resultado do numerador.
Divide-se o número dado por esse valor encontrado
1000 : 25 = 40
Pega-se o resultado dessa divisão e multiplica por cada um dos numeradores
40 x 12 = 480
40 x 6 = 240
40 x 4 = 160
40 x 3 = 120
Conferindo o resultado:
480 + 240 + 160 + 120 = 1000
muito obrigada me ajudou bastante
ResponderExcluirmas 16x6 é 96 não 72
ResponderExcluirObrigado pela observação. Já foi feita a correção.
Excluiré como diz no final o aluno é quem supera o professor
ExcluirComo faço para copiar ou imprimir? Não dá nem para copiar, qual o objetivo?
ResponderExcluirNo início do blog tem uma pasta como o nome DOWNLOAD, nela tem algumas atividades em pdf que você pode baixar ou imprimir. Não sei já tem os assuntos que você esta querendo. Mas veja lá se tem.
ExcluirMuito obrigado, adorei os exercícios. Tenho 13 anos e precisava deles para estudar para uma prova.
ResponderExcluirResposta D) da 3 está copiada na D) da 4
ResponderExcluirObrigado Ronny Marcos Leitner pela observação feita, foi falta de atenção. Já foi corregido.
ExcluirMuito interessante. Foi de grande ajuda. Obrigada.
ResponderExcluirVoltei a estudar depois de 25 anos e me ajudou muito. Obrigada.
ResponderExcluirParabéns continue firme. Vai ter momentos de desanimo, mas não desista, vá até o fim. Boa sorte.
ExcluirNa resolução da questão 6 na resposta final foi esquecido o ''5''.
ResponderExcluirObrigado Monicah pela observação. já foi feita a correção.
ExcluirEstou estudando para o Enem. Muito obrigado por ter postado os exercicios, pois não achei em nenhum outro lugar.
ResponderExcluirBons estudos para você e sucesso.
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