A divisão é o contrário
da multiplicação ( inverso). Para isso o aluno precisa dominar bem a multiplicação, antes do estudo da divisão.
I - A divisão é usada quando queremos dividir uma quantidade em partes iguais.
Exemplo: Um professor quer dividir uma turma de 40 alunos em equipes de 5. Quantos alunos ficará em cada equipe?
II - Quantas vezes uma quantidade cabe em outra.
Exemplo: Para colocar 192 ovos em caixas, sabendo que cada caixa cabe 12 ovos. Quantas caixas serão necessárias?
São necessárias 6 caixas.
TERMOS DA DIVISÃO:
RELAÇÃO UNDAMENTAL DA DIVISÃO
Dividendo = divisor x quociente + resto
396 = 15 x 26 + 6
O processo inverso
é:
Quociente x
Divisor + Resto = DIVIDENDO
26 x 15 + 6 = 396
(
ao fazer isso, se o resultado não for igual ao dividendo a divisão está
errada).
Como a divisão o resto foi zero, dizemos que essa divisão
é exata.
Observações:
a) Nem todo
número natural pode ser dividido por outro número natural.
Não existe um número que multiplicado por 0 que dê 7. Logo, por não existe divisão zero.
b) Nem
sempre a divisão a divisão de dois números naturais dá um número natural.
O número 2,25 não é um número natural (2,25 IN; não pertence a IN)
c) Quando o dividendo é 0, e o divisor é um número natural diferente de 0, o quociente é 0.
Quando multiplicamos 0 por 5 dá zero.
d) Quando o
dividendo e o divisor são números naturais iguais e não nulo, o quociente é 1.
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