São
sentenças matemáticas que contém um ou mais elementos desconhecidos e
representa uma desigualdade.
Exemplos:
a) 3x > 2
b) 1- 4x < x + 2 ----------→ é uma inequação pois tem elemento desconhecido e representa uma
3desigualdade.
c) (2 + 10) : (2 + 4) < 2 + 10 : 2 + 4 ------------→é uma desigualdade, mas não é uma inequação, pois não possui
elementos desconhecidos.
Em uma sentença matematica em que se usa ≠ (diferente de) é Se a≠b, logo a poderá ser a>b ou a<b.
Exemplos:
a) 3+ 7 ≠ 12-----------→ a soma de três e sete
é diferente de doze: 3+7 < 12
b) 42 ≠32 --------------→ o quadrado de quatro é
diferente do quadrado de três: 42 > 32
Assim como nas equações
de 1º grau (igualdades), as desigualdades também têm dois membros:
Exemplos:a)3+7 < 12
a b
PROPRIEDADES DAS DESIGUALDADES
Se
a>b e b>c, então a>c Se
a<b e b<c, então a<c
OBS:
As propriedades reflexiva e simétrica, não serve para as desigualdades, sendo assim, são consideradas
falsas as senteças do tipo:
Se a>a, então a<aSe a>b, então b>a ou se a<b
PRINCÍPIO ADITIVO
Ao
adicionar um mesmo número aos dois membros de uma desigualdade, obter-se uma
nova desigualdade: a+b > c →
a+b+d >c+d.
obter-se uma nova
desigualdade de mesmo sentido que a primeira.
Exemplos:
a) 16 > 1416+4 > 14+4
20 > 18
5+(-9)<8+(-9)
- 4 < -1
PRINCÍPIO MULTIPLICATIVO
Ao
multiplicar um mesmo número aos dois membros de uma desigualdade, pelo mesmo
número, obter-se uma nova desigualdade:
a+b > c --→ a+b+d>
c+d. obter-se uma nova desigualdade de mesmo sentido que a
primeira.
13 . 2 > 4 . 2 ------→ mesmo sentido
26 > 8
b) -5 > - 7
-5 . (+3) > -7 . (+3) -----→ mesmo sentido
-15 > - 21
c)
3 < 8
3 . 5 < 4 . 5 -------→ mesmo sentido15 < 20
d) – 4 < - 1
- 4 . (+3) < - 1 . (+3) ------→mesmo sentido -12 < - 3
As desigulades tem o mesmo sentindo
daquelas iniciais quando multiplica-se ambos membros por um número positivo
qualquer.
Veja o que acontece quando multiplicamos
ambos membros da desigualdade por um número negativo qualquer.
Exemplos:
a) 12 > 1012 . (-1) < 10 . (-1) ------→ mesmo sentido
-12 < -10
b) -6 <- 4
-6 . (-2) > - 4 . (-2) -------→ sentido invertido+12 > +8
Observação:
Quando multiplica-se por um mesmo número negativo qualquer os dois membros da desigualdade, obtêm se uma nova desigualdade com sentido invertido. Veja o exemplo da letra b.
Quando multiplica-se por um mesmo número negativo qualquer os dois membros da desigualdade, obtêm se uma nova desigualdade com sentido invertido. Veja o exemplo da letra b.
INEQUAÇÕES DO 1º GRAU COM UMA INCÓGNITA
São inequações do 1º grau quando assume
uma das formas: ax > b, ax < b, ax > b, ax < b com a ≠ 0.
Exemplos:
a) 5x >1b) 2y < -10
1.Resolver a inequação: x +15 >21
x +15 >21
x > 21 – 15
x > 6
2.Resolver a inequação: x – 18 < -23
x – 18 < -23
x < -23 + 18
x < - 5
3.Resolver a inequação: 17 – x < 30
17 – x < 30
– x < 30 – 17
– x < 13 (-1)
x > -13 ao multiplicar por -1 além de alterar o sinal da incógnita (x) o sinal de <, também mudar.
-9x > 2x -11
-9x-2x > -11
-11x > -11 (-1)
11x < 11
x < 11
11
x < 1
8x - 10x < 11 – 19
- 2x < - 8 (-1) ao multiplicar por -1 além de alterar o sinal da incógnita (x) o sinal de < , também mudar.
2x > 8
X > 8
2
x > 4
nossa cara que legal... agora aprendi a como manusear uma sniper graça as inequaçoes,muito obrigado mesmo,eu agradeço muito por te me ajudado,graças a você eu matei 8 terroristas que estavam planejando atacar de surpresa os militares,eu atirei na bomba em que eles estavam carregando e todos os terroristas morream
ResponderExcluirLegal
ResponderExcluirNossa você parece ser poderoso(a) que precisou de cálculos matemáticos para pegar uma sniper e atirar,então qual é a relação e por que você tinha que colocar isso aqui onde qualquer um pode ver?
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